20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
14/09/2020

Wilson Lima entrega mais de 100 fuzis para as forças de segurança e anuncia convocação de aprovados no concurso da PM

Foto: Reprodução

Governador também anunciou a convocação de mais aprovados em concurso da PM

O governador Wilson Lima entregou, nesta segunda-feira (14/09), na Arena da Amazônia, uma série de equipamentos e materiais ao sistema de segurança pública, incluindo novas armas, computadores e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para prevenção à Covid-19.

 

Serão entregues 111 fuzis, 701 granadas, 51 escudos e 40 capacetes balísticos, além de 15 mil munições. Na área tecnológica, serão mais 500 computadores entregues para as forças de segurança estadual.

 

O pacote de novos investimentos é direcionado à melhoria do trabalho policial em todo o estado, com atenção especial à região de fronteira, e é oriundo de doações do Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e de aquisições feitas pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

 

Veja também

 

Wilson Lima garante que o novo chefe do ministério público será escolhido dentro do prazo legal

 

Wilson Lima assina convênio com o Hospital Beneficente Português para abrir mais 180 vagas de hemodiálise

A parceria entre os Governos do Amazonas e Federal é resultado do alinhamento estratégico na busca de soluções na área de segurança pública. Parte dos materiais e armamentos reforçará as atividades operacionais do 8º Batalhão de Polícia Militar do Amazonas (PMAM) em Tabatinga, município localizado na tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru.

 

Armas e computadores

 

 

Wilson Lima entregou 105 fuzis IA2, 315 carregadores, cinco fuzis M-15, um fuzil AR10, quatro lançadores, além de 15.500 munições de diversos calibres, 701 granadas de diversos tipos, 40 capacetes balísticos, 51 escudos balísticos, entre outros itens.

 

Com recursos na ordem de R$ 2,9 milhões oriundos do Programa de Despesas da Capital (Prodecap), com financiamento do Banco do Brasil, a SSP-AM também promove o reaparelhamento tecnológico de diversas unidades do sistema de segurança pública. Delegacias da Polícia Civil (PCAM), Companhias Interativas Comunitárias da Polícia Militar, entre outros departamentos do Corpo de Bombeiros e da própria SSP em todo o estado receberão mais de 500 computadores.

 

Combate à Covid-19

 

 

Durante a solenidade, o governador Wilson Lima também vai entregar EPIs para a prevenção contra a Covid-19, que serão utilizados por policiais militares e civis, bombeiros, agentes da polícia técnico-científica e do Departamento Estadual de Trânsito. Ao todo, serão 254 mil EPIs, entre álcool em gel, avental descartável, máscara cirúrgica, máscara de proteção facial, óculos de proteção individual e touca descartável. Os materiais são doações do Governo Federal.

 

A entrega de EPIs às forças de segurança estaduais tem sido frequente. Em junho, foram entregues 38 mil kits, sendo 520 embalagens de álcool em gel, 7.554 aventais, 22.175 máscaras cirúrgicas e 8.300 viseiras doados pelo Ministério da Saúde. Em julho, foram mais de 527 mil itens, como álcool em gel, máscaras cirúrgicas e de proteção facial, avental hospitalar, óculos de proteção e luvas.

 

Investimento contínuo

 

Fotos: Divulgação

 

O fortalecimento do sistema de segurança pública é uma das prioridades do Governo do Amazonas. Em 2019, Wilson Lima entregou 60 fuzis de calibre 5.56, que foram divididos entre a Companhia de Operações Especiais (COE), tropa especializada da PMAM, e a Força Especial de Resgate e Assalto (Fera), da PC-AM. A aquisição foi possível por meio de emenda parlamentar no valor de R$ 514 mil.

 

Doadas pela Senasp e de fabricação israelense, 39 miras de visão rápida, ou miras holográficas, também foram distribuídas às Polícias Civil e Militar, além do Departamento de Operações Aéreas (DIOA), da SSP-AM.

 

Na mesma ocasião, também foi entregue um conjunto de materiais não letais utilizados em situações de tumultos violentos, como rebeliões, doados pela Senasp, por meio da Força Nacional de Segurança Pública. Foram 3.681 cartuchos, 281 granadas, 97 sprays de pimenta, além de 46 escudos balísticos com visor, todos para a PMAM, incluindo as Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam).

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp

 

A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) recebeu 582 cartuchos, 51 granadas, 16 sprays de pimenta e dez escudos balísticos, destinados às tropas que atuam na segurança de presídios. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.