24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
22/06/2019

Wilson Lima entrega novo Centro de Parto Normal Intra-hospitalar (CPNI) da Maternidade Balbina Mestrinho, o primeiro da região adaptado para parto na água

Foto: Reprodução

A unidade será a primeira da rede pública na região Norte com estrutura para o parto na água

O governador Wilson Lima e a primeira-dama do Estado, Taiana Lima, participam, nesta segunda-feira (24/06), da entrega do novo Centro de Parto Normal Intra-hospitalar (CPNI) da Maternidade Balbina Mestrinho, unidade da Rede Estadual de Saúde.

 

O espaço, que passou por ampliação, foi repensado para estimular as gestantes a optarem pelo parto com o mínimo de intervenção possível.

 

A unidade será a primeira da rede pública na região Norte com estrutura para o parto na água. Entre as novidades da reformulação do CPNI da Balbina Mestrinho estão duas suítes com banheira com água aquecida para as grávidas que optarem por dar à luz na água, e uma sala de parto preparada para receber indígenas, quilombolas e estrangeiras, de modo a respeitar as culturas e costumes tradicionais.

 

Veja também 

Procon-AM convoca operadoras de telefonia móvel para apresentar soluções na rede de serviços

Detran-AM flagra mais de 40 condutores dirigindo embriagados durante o fim de semana

 

O secretário estadual de Saúde, Rodrigo Tobias, que também participa da entrega do espaço, destaca que o novo CPNI é um projeto que chega no momento em que o Governo do Amazonas busca fortalecer o conceito de humanização dos serviços na saúde e a área materno-infantil simboliza bem essa fase. “O objetivo é incentivar o parto normal e dar à mulher conforto e autonomia no seu momento mais sublime, oferecendo um ambiente mais acolhedor no parto”, disse o secretário.

 

O parto normal na maternidade é indicado às mulheres que fizeram pré-natal e não apresentam riscos para elas ou para o bebê. A avaliação é feita no processo de admissão e, caso não haja impedimento, a mulher pode escolher a forma que achar mais confortável de dar à luz. “A ideia é tornar a mãe e o pai os protagonistas no nascimento da criança”, afirma a diretora da maternidade, Rafaela Faria.

 

O novo Centro de Parto Normal Intra-hospitalar foi ampliado de duas para quatro suítes de até 30 metros quadrados, duas delas com banheira para nascimento na água e todas equipadas com métodos de alívio não farmacológico da dor – equipamentos para exercícios que ajudam na dilatação para estimular o parto normal. As banheiras possuem água aquecida, que proporciona relaxamento e ajuda amenizar as dores das contrações. As suítes possuem cama padrão PPP (Pré-Parto, Parto e Pós-Parto), chuveiro quente, banco de parto, berço aquecido, berço ergonômico, massageador, escada de ling, Bola de bobath, poltrona para acompanhante, televisão, entre outros.

 

Apoio do FPS 

 

A reestruturação do CPNI da Balbina Mestrinho teve investimento de R$ 335.358,20 mil do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), órgão do Governo do Estado que destina recursos para projetos que desenvolvam ações relacionadas às metas prioritárias do Governo. Segundo a secretária executiva administrativa do FPS, Kathelen Santos, ações que promovem a qualidade de vida e contribuem para o fortalecimento das políticas públicas para mulheres no Amazonas tem atenção especial para a atual gestão do estado.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.