25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Esportes
11/08/2022

WSL: Italo Ferreira tenta no Taiti se juntar a Filipe Toledo no Finals

Foto: Reprodução

Atual número 4 do mundo, potiguar está próximo de conseguir a classificação para a etapa decisiva, em setembro, enquanto Filipinho só precisa chegar às quartas para confirmar liderança

Depois de 27 dias de espera, o Circuito Mundial de Surfe está de volta com a disputa da nona etapa. É na temida onda de Teahupoo, no Taiti, que os melhores surfistas do mundo decidem quem serão os atletas a disputarem o WSL Finals, em setembro, na Califórnia. Líder do ranking com 53,360 pontos, o já classificado Filipe Toledo só precisa chegar às quartas de final para confirmar o primeiro lugar sem depender de nenhum outro resultado. No feminino, Tatiana Weston-Webb necessita de uma terceira colocação para não ter de secar nenhuma outra rival. Situação semelhante vive Italo Ferreira, que se garante em Trestles chegando à semifinal masculina de Teahupoo.

 

Caso pare nas quartas de final, o potiguar - que está em quarto no ranking com 39,130 pontos - só ficará fora do WSL Finals com uma improvável combinação de resultados. Outra opção para Italo permanecer no top-5 é secar os seus dois principais concorrentes pela vaga, o americano Griffin Colapinto (36,800) e o japonês Kanoa Igarashi (35,525).

 

- Estou bem animado para essa nova etapa, já voltei a surfar por aqui e isso me deixou ainda mais animado. Tive alguns dias livres em Baía Formosa antes de vir pra cá, então foi ótimo poder descansar e me recuperar, além de ter conseguido treinar… Essa tem sido minha melhor temporada até aqui, apesar de não ter vencido uma etapa ainda, então isso me motiva ainda mais a garantir meu lugar no Finals… Estou animado para fazer o que eu mais amo, que é surfar e competir - disse Italo Ferreira.

 

Veja também

 

UFC encerra contrato com Globo e anuncia transmissão própria e parceria com Band

 

Palmeiras elimina Atlético nos pênaltis, encerra maldição e vai à semi

 

Italo estreia em Teahupoo logo na bateria 1 contra o sul-africano Mathew McGillivary e o também brasileiro Yago Dora. Já Filipinho tem como primeiros adversários o 11 vezes campeão mundial Kelly Slater e o australiano Nathan Hedge. O confronto acontece na bateria 4.

 

Filipe Toledo é o atual dono da lycra amarela — Foto: Beatriz Ryder/World Surf League

 

Ao todo, sete brasileiros participam da etapa de Teahupoo. Além de Italo, Yago e Filipe, estarão em ação no Taiti: Jadson André, Caio Ibelli, que apenas cumprem tabela, e os irmãos Samuel e Miguel Pupo, os quais têm chances muito remotas de classificação para Trestles.

 

Recuperando-se de uma lesão no ligamento colateral medial do joelho esquerdo, Gabriel Medina não compete em Teahupo?o. Medina é o atual 24º do ranking com 15,890 pontos.

 

Tatiana Weston-Webb busca vaga no feminino

 

Campeã da etapa de Jeffreys-Bay, na África do Sul, Tatiana Weston-Webb também compete no Taiti e está muito próxima de confirmar a vaga no WSL Finals Feminino. Ocupando atualmente a terceira colocação do ranking com 42,610 pontos, a brasileira só precisa chegar à semifinal em Teahupoo para se classificar sem depender de nenhum outro resultado.

 

Caso pare nas quartas, a vaga só escapa se a americana Lakey Peterson for campeã e se a australiana Stephanie Gilmore ficar ao menos em terceiro. As possibilidades não param por aí. Se cair nas oitavas, Tatiana só deixa o top-5 se houver uma combinação de resultados envolvendo Tyler Wright, Stephanie Gilmore, Brisa Hennesey e Lakey Peterson.

 

- Estou animada para encarar a Teahupoo, principalmente por ser uma das ondas mais extremas do Tour, também é uma onda que vai estar presente nos próximos Jogos Olímpicos, por isso a emoção e adrenalina são maiores, mas estou focada em dar o meu melhor para confirmar a minha classificação ao WSL Finals. Claro que é um grande trabalho que envolve muito treino e estratégia, mas estou confiante e o objetivo é me tornar a primeira surfista brasileira a conquistar um Campeonato Mundial, e eu estou me preparando para isso - comentou Tatiana.

 

As duas únicas surfistas garantidas no Finals são a líder do ranking, a havaiana Carissa Moore (52,925) e a vice-líder, a francesa Johanne Defay (47,610). Completam o top-5 neste momento: Stephanie Gilmore (41,625) e Brisa Hennessy (40,285).

 

Tatiana Weston-Webb celebra a vitória na África do Sul — Foto: Beatriz Ryder/World Surf League

Fonte: Reprodução

 

Abaixo do top5, quatro atletas ainda têm chances reais de classificação: a americana Lakey Peterson (39,005), a australiana Tyler Wright (36,460), a havaiana Gabriela Bryan (35,155) e a australiana Isabella Nichols (34,675).

 

AS BATERIAS DE TEAHUPO'O

 

Round 1 masculino

 

Italo Ferreira (BRA) x Mathew McGillivary (AFS) x Yago Dora (BRA)
Ethan Ewing (AUS) x Barron Mamiya (HAV) x Kauli Vaast (FRA)
Jack Robinson (AUS) x Nat Young (EUA) x Michel Bourez (FRA)
Filipe Toledo (BRA) x Kelly Slater (EUA) x Nathan Hedge (AUS)
Griffin Colapinto (EUA) x Jordy Smith (AFS) x Jadson André (BRA)
Kanoa Igarashi (JAP) x Caio Ibelli (BRA) x Jackson Baker (AUS)
Callum Robson (AUS) x Samuel Pupo (BRA) x Seth Moniz (HAV)
Miguel Pupo (BRA) x Connor O'Leary (AUS) x Jake Marshall (EUA)

 

Round 1 feminino

 

Stephanie Gilmore (AUS) x Brisa Hennessy (CRC) x Isabella Nichols (CRC)
Carissa Moore (HAV) x Gabriela Bryan (HAV) x Vahine Fierro (FRA)

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegra

 

Johanne Defay (FRA) x Tyler Wright (AUS) x Caroline Marks (EUA)
Tatiana Weston-Webb (BRA) x Lakey Peterson (EUA) x Courtney Conlogue (EUA)

 

Fonte: GE

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.