20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
30/01/2014

Formiga panda? Conheça 10 criaturas exóticas do mundo animal

Foto: Reprodução

Formação hereditária de bichos excêntricos pode significar formas de sobrevivência a ambientes hostis

Nem todos os animais são conhecidos e muito menos populares por sua beleza, grandiosidade ou meiguice. Em diversos casos, olhos esbugalhados, nariz com um super poder de olfato, antenas compridas, asas, dentes tortos ou corpos protuberantes podem ser sinais de sobrevivência em habitats únicos e perigosos. Entre um milhão e trezentas espécies de bichos diferentes no mundo, selecionamos uma lista com 10 animais exóticos que podem nos surpreender e trazer características interessantes e peculiares.

 

Confira as 10 criaturas exóticas do mundo animal

 

O Tarsier é um mamífero que salta por árvores em floresta escuras ao se alimentar de cobras e insetos enquanto voa. Porém, é muito frágil e possui um tamanho desproporcional dos ossos társios (por isso o nome Tarsier). Existem poucas espécies em cativeiro e alguns deles podem até cometer suicídio devido ao stress quando estão presos.

 

Tarsier Salta, ele pode cometer suicídio se mantido em cativeiro

 

O Peixe-Morcego-Galápagos (Ogcocephalus Darwini) é encontrado nas Ilhas Galápagos e usam suas nadadeiras peitorais adaptadas para “andar” no chão do oceano. Quando se tornam adultos, exibem uma barbatana dorsal como forma de atrair suas presas, assim como uma estrutura na cabeça conhecida como illicium.

 

Ogcocephalus Darwini (Peixe-Morcego-Boca-Vermelha ou Peixe-

Morcego-Galápago). Esse com certeza tem aparência exótica

 

Um dos tipos mais exóticas de tubarão no mundo, o Tubarão-Duende, é o único membro de uma espécie que surgiu há mais de 100 milhões de anos – considerado um forma de fóssil vivo. O bicho vive em águas profundas e felizmente não representa perigos aos seres humanos.

 


Tubarão-Duende (por viver em profundidades grandes, ele é inofensivo aos humanos)

 

O macaco de tromba, também conhecido como macaco de nariz comprido, possui uma pelagem marrom avermelhada originária da ilha de Bornéu, no sudoeste da Ásia. Entre seus predadores podemos encontrar os crocodilos, os leopardos, as águias e os lagartos e as cobras grandes. É considerada uma espécie ameaçada de extinção.

 

 

Macaco de Tromba. Apesar de adoráveis, estão em perigo de extinção

 

A formiga panda é uma vespa sem asas com uma picada dolorida, encontrada no Chile. Normalmente, também são conhecidas pelo nome de formiga veludo, por terem uma grande quantidade de pelos. Suas cores podem variar de castanho avermelhado, dourado e preto e branco, se parecendo com pandas. Com um exoesqueleto extremamente duro, conseguem invadir ninhos de presas e reter umidade do corpo. Podem ser encontradas em regiões secas e arenosas.

 

 

Formiga panda (pode ser considerada uma vespa em asas)

 

O formato cilíndrico do corpo deste anfíbio de nome longo e complicado faz nos acreditar que ele é uma espécie de cobra, certo? Mas o Atretochoana eiselti não tem parentesco com répteis, mas sim com salamandras, rãs, pererecas e sapos.

 

Atretochoana eiselti (Exótico pra dizer o mínimo)

 

Conhecida pelo nome de Dragão Azul, a lesma gosta de águas oceânicas quentes e é capaz de injetar nematocitos na pele humana, oferecendo grande perigo. O tamanho normal da espécie é de 5 a 8 cm. Podem ser encontradas nas regiões Leste e Sul da costa da África do Sul, além de águas européias e em Moçambique.

 

Glaucus Atlanticus (também é conhecido como Dragão Azul)

 

A Tamarutaca é um crustáceo que vive entre os trópicos, escondidos em túneis submarinos. Existem cerca de 400 espécies do animal, caracterizadas principalmente pela morfologia de sua segunda pata torácica, lembrando uma pata de um louva-deus. 

 

Tamarutaca (só existem 400 deles no mundo todo)

 

Encontrado nas profundezas oceânicas conhecidas como regiões abissais, o Porco do Mar vive na escuridão e se alimenta de restos de comida que encontra pelo chão. Membro da família dos pepinos do mar, sua principal característica são suas pernas esquisitas. É possível que estejam espalhados por todo o planeta, revirando fundos de oceanos em busca de alimentos, desde os tempos dos dinossauros.

 


Porco do mar (seu alimento favorito são restos de comida)

 

Originários de Madagascar, conhecidos por uma ótima visão noturna e dedos capazes de encontrar larvas em buracos de árvores, o Aie-Aie, também chamado de Ai-Ai ou Aye-Aye, é considerado o principal responsável pela origem da palavra “Lémur”, que significa em latim “espírito noturno”. O animal é o único representante vivo de seu gênero, chamado de Daubentonia.

 


Aye-Aye( sabia que a palavra lêmure surgiu por causa dele?)


Fonte: petmag.com.br

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.