26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Interior em Destaque
27/03/2015

José Melo e ministro Patrus Ananias entregam mil títulos de terras na próxima terça-feira

Foto: Reprodução / Internet

Mais de 7 mil títulos de terra serão entregues pela Secretaria de Política Fundiária em comunidades rurais de 18 municípios do Amazonas, a partir de abril

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Política Fundiária (SPF), e o Ministério do Desenvolvimento Agrário - Programa Terra Legal vão fazer a entrega de 1 mil títulos definitivos rurais na próxima terça-feira, 31 de março, de um total de 7.300 previstos para este ano. O governador José Melo e o ministro de Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, farão a entrega dos títulos às 14h, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques na avenida Constantino Nery, Flores, ao lado da Arena da Amazônia.


Serão beneficiados moradores de comunidades rurais dos municípios de Autazes, Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Caapiranga, Careiro, Careiro da Várzea, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Maués, Novo Airão, Parintins, Silves e Urucurituba. Também serão entregues 800 títulos definitivos urbanos do município de Novo Airão.


De acordo com o secretário de Política Fundiária, Ivanhoé Mendes, esses mil títulos marcam o início dos trabalhos de entrega dos títulos no interior. “A partir de abril as equipes da SPF vão visitar os municípios para fazer a entrega dos títulos, que totalizam 6.500 rurais e 800 urbanos. A previsão é de concluir esse trabalho no prazo de 120 dias”, explica.


Segundo ele, o título definitivo vai garantir segurança jurídica sobre a posse da terra. “O beneficiado também poderá ter acesso a financiamentos da Afeam e a suporte técnico do Idam para melhorar a produção rural, criando novas oportunidades de desenvolvimento”, afirma Mendes.


Controle ambiental

 

Além disso, os títulos também vão melhorar o controle ambiental no Estado, já que o Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (Ipaam) vai acompanhar a entrega dos títulos para fazer o Cadastro Ambiental Rural (CAR) de todos os beneficiados, que garante a obtenção da licença ambiental, suspensão de multas aplicadas até 2008 e acesso a créditos e financiamentos bancários.


Incra

 

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e o programa Terra Legal vão fazer a entrega de títulos em assentamentos da reforma agrária e em glebas federais.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.