Quinoa: conheça benefícios do grão para a saúde da mulher; considerado o melhor alimento de origem vegetal do mundo | Portal do Antônio Zacarias

Queres pôr isto no teu website? Clica aqui!

Manaus, 18 de Abril de 2014

A Entrevista Arte e Fama Bizarro Concursos Copa 2014 Curiosidades Economia Educação Ensaio Sensual Esporte Geral Interior em Destaque Internacional Manaus Manchete Meio Ambiente Memória Mulher Novelas Olhar Indiscreto Política Segurança
Vídeos Rádio do Zaca Galeria de Imagens
Pesquisar Cadastrar
Pesquisar Cadastrar
Portal Classificados

Ultimas noticias

Notícia / Mulher

21/01/2014
Quinoa: conheça benefícios do grão para a saúde da mulher; considerado o melhor alimento de origem vegetal do mundo

Foto: Reprodução
Cereal sem glúten, rico em cálcio, ferro, fibras, ômega 3 e 6 e vitaminas do complexo B

Não é à toa que a quinoa vem ganhando espaço na mesa dos brasileiros. Considerada um dos alimentos mais completos em nutrientes pela Academia de Ciências dos Estados Unidos e pela Organização das Nações Unidas, equiparando-se apenas ao leite materno, ela previne a osteoporose e o câncer de mama.


"O grão tem a quantidade ideal de calorias, proteínas, gorduras e carboidratos", diz Jaime Amava Farfan, coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação da Universidade Estadual de Campinas (SP). Além de grãos, a quinoa também é encontrada em forma de flocos ou farinha.


Rica em fibras, a quinoa dá a sensação de estômago cheio, fazendo dela um auxiliar da dieta. E os fitoestrogênios, substâncias naturais que "imitam" a ação do estrogênio no organismo, ainda combatem os sintomas da TPM e da menopausa.

 

Experimente colocar sementes de quinoa no tradicional risoto


O grão pode ser misturado em sopas, saladas, sucos, risotos, pães, bolos e tortas. Se for consumir em forma de flocos, polvilhe no iogurte, em vitaminas e na salada de frutas. Já a farinha de quinoa pode ser usada como base para pães, pudins, mingaus e biscoitos.

 

Outros benefícios da quinoa para a saúde da mulher são: regular o intestino; aumentar a disposição; retardar o envelhecimento; recuperar as fibras musculares; controlar os níveis de colesterol, glicemia e triglicérides no sangue; combater a anemia, problemas urinários e doenças do fígado; além de prevenir a osteoporose, câncer de mama, doenças do coração e outras alterações decorrentes da carência de estrogênio na menopausa.


Risoto de quinoa ao funghi

 

Risoto de quinoa ao funghi: finalize com creme de leite e parmesão


Tipo de prato: Acompanhamento
Preparo: Médio (de 30 a 45 minutos)
Dificuldade: Médio
Categoria: Arroz e risoto


Ingredientes:

. 500 g de quinoa
. 100 g de funghi secchi
. 300 ml de água morna
. 70 g de manteiga
. 150 g de cebola picada
. 40 g de purê de alho assado
. 1 colher (sopa) de óleo de soja
. 200 ml de vinho branco
. 1,2 litro de caldo de legumes
. 2 colheres (sopa) de creme de leite
. Sal e parmesão ralado a gosto


Modo de preparo:


Hidrate o funghi secchi em água morna por pelo menos 30 minutos. Quando os funghi hidratados estiverem macios, retire da água, esprema e escorra o excesso de água e pique grosseiramente. Coe a água em uma peneira fi na com um pedaço de tecido para retirar toda a areia. Reserve a água e os funghi. Em uma panela funda, derreta a manteiga e murche a cebola sem corar. Acrescente o purê de alho assado e refogue. Junte o óleo e a quinoa, refogue muito bem todos os grãos sem tostar. Cuide para realmente não tostar. Acrescente vinho branco e mexa bastante: reduza até secar. Acrescente 300 ml do fundo de vegetais, mexa para distribuir o caldo e reduza até quase secar. Acrescente mais 300 ml do caldo de legumes, junte os cogumelos ao vinho e mexa para distribuir o caldo e reduza até quase secar. Junte o fundo restante e misture. Não é necessário deixar secar totalmente. Finalize com um pouco de creme de leite e parmesão ralado.

Fonte: MdeMulher.com
 

Leia Mais:

Comentários:
Não há comentários ou sob avaliação
Enviar comentário:




Copyright © 2013 - Portal do Antônio Zacarias - Todos os direitos reservados. Administração: T.I. do Portal do Zacarias