26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
05/05/2019

Afinal, qual é a diferença entre o lado direito e o esquerdo do cérebro? CONFIRA O QUE DIZ ESTUDO

Foto: Reprodução

Para o sucesso na vida, é importante o equilíbrio entre os dois hemisférios do cérebro

Que atire o primeiro livro de neurociência quem nunca se pegou fazendo testes para tentar descobrir se é dominado pelo lado esquerdo ou pelo direito do cérebro.

 

Em teoria, pessoas comandadas mais fortemente pelo lado esquerdo são boas com números e raciocínio lógico – a galera de Exatas, digamos –, enquanto as que recebem mais comandos do lado direito são as mais criativas – alô, povo de Humanas!

 

Essa divisão de padrões comportamentais tem a ver com a própria divisão anatômica do cérebro, que é separado em dois hemisférios, sendo que cada um deles é responsável pela execução de determinadas tarefas.

 

 Veja também

Aluno mata coordenador a tiros após discussão em escola de Valparaíso de Goiás, diz polícia

 

As atividades realizadas por esses dois lados são, obviamente, interdependentes, já que estamos falando de dois lados de um mesmo órgão, e não de dois órgãos vizinhos. Quem faz a ligação entre um hemisfério e outro é uma estrutura chamada corpo caloso.

 

 

 

Com relação aos músculos do corpo, vale manter a regra do contra: o hemisfério direito controla os movimentos do nosso lado esquerdo e o hemisfério esquerdo, do lado direito. É o mesmo que dizer que, quando você levanta seu braço esquerdo, é o lado direito do seu cérebro que está enviando os comandos para que você faça isso. Levando a mesma lógica em consideração, fica fácil entender por que uma lesão cerebral no hemisfério direito, por exemplo, compromete o funcionamento de alguma região do lado esquerdo de uma pessoa.

 

Geralmente, questões envolvendo linguagem, como processar o que ouvimos e falamos; lógica e a realização de cálculos matemáticos exatos são tarefas processadas pelo nosso hemisfério esquerdo, responsável também pela nossa memória.

 

 

O hemisfério direito é responsável por nossas habilidades espaciais, pelo reconhecimento fácil e pelo processamento musical. No quesito matemático, só mesmo o básico, principalmente as estimativas e comparações. É esse hemisfério que nos ajuda a compreender imagens e enxergar sentido no que vemos. Com relação à linguagem, é ele também que nos auxilia a interpretar tons de voz e contextos.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

Como você pode reparar, quesitos como linguagem e habilidades matemáticas são processados pelos dois hemisférios, mas de maneiras diferentes, então é realmente algo muito complexo estipular se uma pessoa é mais comandada pelo lado direito ou pelo lado esquerdo do cérebro.

 

Por volta dos 6 anos de idade, o cérebro já tem 95% do

tamanho que irá ter em adulto (Fotos: Reprodução)

 

Essa divisão de tarefas, que faz com que os dois hemisférios trabalhem em prol das mesmas habilidades, é uma forma de nosso cérebro funcionar com mais eficiência. Como explicou o professor Stephen Wilson, da University College London, “a assimetria do cérebro é essencial para um bom funcionamento do cérebro”.

 

Ele afirma, ainda, que esse mecanismo permite que os dois lados do cérebro se tornem experts nas funções que realizam, o que melhora o nosso desempenho e evita situações de conflito entre os dois hemisférios. Nesse caso, quando alguém perguntar qual lado do cérebro é mais dominante em você, não tenha medo de dizer: os dois!

 

Mega Curioso

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.