26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
23/06/2017

Água tem gosto? Sim, diz Ciência; mas ele é muito diferente do que você imagina

Foto: Reprodução

A máxima aprendida na escola de que a água é inodora, insípida e incolor está com os dias contados. Pelo menos para um dos eixos desse tripé.

 

É que um novo estudo, realizado pela equipe de cientistas do Instituto de Tecnologia da Califórnia e publicado pela Nature Neuroscience, fizeram alguns testes e descobriram qual o gosto da água. Não, ele não é inexistente como nossos professoras falaram.

 

Veja também 

Sua voz e seu cheiro fazem você parecer mais bonito para outras pessoas, diz estudo

Água tem sabor azedo

 

Foto: Reprodução 


De acordo com experimentos feitos em ratos de laboratório, a água ativou nos roedores a área da língua sensível ao gosto azedo. "A língua pode detectar vários fatores-chave de nutrientes, chamados de "saborizantes" - como o sódio, o açúcar e os aminoácidos - pelo sabor, no entanto, como sentimos a água na boca ainda era desconhecida", disse o responsável pela pesquisa, Yuki Oka.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter. 

 

A equipe de Oka partiu do princípio de que como alguns insetos são capazes de detectar o gosto da água, ela também deveria ter algum sabor para os mamíferos. Por meio de uma técnica chamada optogenética, eles induziram ratos sedentos a se hidratarem em uma garrafa que não tinha água, mas emitia uma luz azul que dava a sensação de estarem se hidratando. Essa luz manchou a área da língua dos roedores responsável por sentir o gostos azedo.

 

Sexto sabor


Embora tenham descoberto um gosto para a água, Yuki Oka e sua equipe defendem que a substância deveria batizar um novo sabor independente e específico para si mesma. Atualmente, a ciência reconhece que o paladar humano é capaz de distinguir cinco gostos diferentes: doce, azedo, salgado, amargo e umami - o menos famoso da família. Uma das conclusões, e sugestões, do estudo é que a água seja o sexto sabor.

 

Vix.com

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.