26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
31/10/2018

Alinhamento de ações de combate ao sarampo é discutido pela Prefeitura, Estado e Ministério da Saúde

Foto: Reprodução

O objetivo da discussão foi avaliar as ações de enfrentamento ao sarampo e do atual cenário epidemiológico em Manaus e no Amazonas

Uma reunião foi realizada na terça-feira, 30, pela Prefeitura de Manaus, Governo do Estado e Ministério da Saúde para alinhar as ações de combate ao sarampo.

 

Realizada na sede da Fundação de Vigilância à Saúde (FVS), na avenida Torquato Tapajós, bairro Colônia Santo Antônio, Zona Norte, o objetivo da discussão foi avaliar as ações de enfrentamento ao sarampo e do atual cenário epidemiológico em Manaus e no Amazonas, com a apresentação das estratégias executadas, identificando o que ainda precisa ser feito para chegar ao fim o surto da doença.


“Mesmo com a redução no número de casos notificados como suspeitos nas últimas semanas, a recomendação é para a continuidade do alerta contra a doença. O trabalho não pode ser suspenso, as pessoas precisam continuar atentas, a rede de Atenção Básica deve prosseguir de forma atuante, assim como as ações de vacinação, de processamento de exames e da vigilância epidemiológica”, reforçou o diretor do Departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, André Luiz de Abreu.


Veja também

Décimo terceiro dos servidores da prefeitura de Manaus será pago dia 7 de dezembro


De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (Devae/Semsa), enfermeira Marinélia Ferreira, com um total de 8.315 casos notificados de sarampo desde o mês de fevereiro, Manaus vem apresentando uma redução no número de notificação de novos casos suspeitos a casa semana.


No período de 29 de julho a 20 de outubro, informou a diretora, o município registrou uma redução de 46,2% dos casos, em comparação com o período de 6/5 a 28/7.


“Esse é o resultado das ações que foram executadas pela Prefeitura de Manaus com a varredura de casa em casa para vacinação, intensificação de ações nas Unidades de Saúde e nas escolas. Houve aumento também da procura espontânea pela vacina nas Unidades de Saúde. Agora, com a redução dos casos, outras estratégias precisam ser seguidas ou reforçadas”, destacou Marinélia.


Entre as ações, a Semsa tem investido em dois pontos principais. O primeiro é reforçar ainda mais a vacinação direcional para as crianças que estão completando seis meses de vida, quando deve ser aplicada a dose de vacina de proteção, seguida do início da vacinação de rotina aos 12 meses e com uma nova dose aos 15 meses de idade. “É essencial que o esquema vacinal esteja completo para garantir a proteção desse grupo de crianças, assim, pais e responsáveis devem ficar atentos para que os filhos recebam todas as doses da vacina”, alertou a diretora.


Juntamente com esse trabalho, a Semsa continuará as ações de sensibilização para que as pessoas procurem uma Unidade de Saúde para a atualização do cartão de vacina, redobrando também o trabalho de busca ativa entre a população.


“A vacina é recomendada para a faixa etária de seis meses a 49 anos, mas ainda existe um grupo, especialmente de adolescentes e jovens adultos, que não estão protegidos contra a doença. São pessoas que não receberam a vacina ou que precisam completar o esquema vacinal. Com a maior vacinação desses grupos, haverá uma redução significativa dos casos entre as pessoas mais suscetíveis, principalmente crianças”, esclareceu Marinélia Ferreira, lembrando que no período de 7 a 20, as crianças menores de um ano representaram 40,8% do total de 49 casos suspeitos de sarampo notificados.

 

A reunião teve a apresentação das estratégias executadas, identificando

o que ainda precisa ser feito para chegar ao fim o surto da

doença (Foto: Reprodução)

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.


Casos


O 34º Informe Epidemiológico de Monitoramento de Casos de Sarampo, divulgado na última segunda-feira, 29, pela Semsa, apontou que Manaus registrou, desde fevereiro, 8.315 casos notificados, sendo 1.427 confirmados, 489 descartados e 6.399 em investigação (aguardando resultado laboratorial).


Em comparação com os dados do 33º Informe, do dia 22/10, o novo Informe indica um acréscimo de 103 novos casos confirmados de sarampo, mas apenas 15 foram registrados nas últimas quatro semanas, e os demais casos são de períodos anteriores que estavam aguardando resultado laboratorial. Também em comparação com o 33º Informe, das 98 novas notificações de sarampo, apenas 21 foram registradas na última semana analisada e as outras 77 estavam aguardando a inserção no sistema de monitoramento.


A lista com as 183 salas de vacina do município de Manaus está disponível no site da Semsa (http://semsa.manaus.am.gov.br).

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.