26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
22/02/2017

Amazonas vai ter Associação de Municípios Mineradores

Foto: Divulgação

O encontro reforçou a necessidade de instituir e fortalecer instrumentos que, possam viabilizar conquistas que contribuam para o crescimento e desenvolvimento dos municípios mineradores

A Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás e Energia da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou, na última terça- feira (21), Audiência Pública para debater com os representantes de municípios detentores de recursos minerais, formas de organização que possam defender a mineração como atividade indutora do desenvolvimento no interior do Estado.

 

De autoria do deputado estadual Sinésio Campos (PT), o encontro reforçou a necessidade de instituir e fortalecer instrumentos que, possam viabilizar conquistas que contribuam para o crescimento e desenvolvimento dos municípios mineradores. Além de articular políticas geradoras de resultados positivos junto aos órgãos governamentais, empresas, trabalhadores e outros setores envolvidos na cadeia produtiva da mineração nos municípios.

 

O representante da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais(CPRM), geólogo Marco Antônio, avaliou a importância desse tipo de encontro para região Amazônica. “O Amazonas é um estado de grande extensão mineral e geodiversidade. No entanto, não se explora totalmente o potencial de recursos minerais que possuímos. Apesar de ser bastante rico em minérios é o estado que menos produz bens minerais para o País. A maior concentração está no Pará e Minas Gerais”, explicou Marco.


Segundo o deputado Sinésio, para que o Amazonas cresça no código mineral é preciso que, primeiramente, haja um debate entre os prefeitos dos municípios e representantes do estado. “Estamos pensando em uma matriz econômica que funcione. Nós queremos uma economia sustentável, que faça nosso estado crescer, e não passar vergonha quando comparado a outros estados que não tem um terço da nossa riqueza mineral, mas que sabe utilizar de forma produtiva o seu bem”, ressaltou Sinésio.

 

Encaminhamentos

 

Prefeitos, vereadores e representantes dos órgãos presentes, decidiram dar andamento na criação de Associação de Municípios Mineradores do Amazonas, formalizar uma agenda de visitas a municípios mineradores do estado e principalmente, à Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais (AMIG), assim como o Parlamento Estadual daquele estado, para conhecer a experiência bem sucedida a fim de estabelecer parcerias.


No próximo dia 13 de março, nova reunião sobre o assunto será realizada na Assembleia Legislativa do Amazonas para que os representantes dos municípios apresentem documentos necessários para a criação da entidade. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.