26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
13/10/2017

Aprenda exercícios para prevenir e tratar a incontinência urinária

Foto: Reprodução

Problema afeta principalmente as mulheres, e é visto por muitas pessoas como um processo comum do envelhecimento

“Perder urina não é normal”. A fala é unanime entre os especialistas em incontinência urinária, problema que afeta principalmente as mulheres, e é visto por muitas pessoas como um processo comum do envelhecimento.

 

Uma de suas causas é diminuição da concentração do colágeno no corpo (responsável por sustentar a uretra e a bexiga), o que enfraquece o assoalho pélvico. Nestes casos, o distúrbio pode ser prevenido e até mesmo tratado (junto com outros métodos) com exercícios simples, que devem ser feitos todos os dias.


Veja também

Veja 10 coisas que as mulheres querem que você faça antes de transar


— Estas atividades ajudam a fortalecer o assoalho pélvico evitando a flacidez comum com a perda de colágeno — explica a ginecologista estética Tereza Machado.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.


O distúrbio é caracterizado pelo escape de xixi durante atividades que envolvam algum tipo de esforço, como levantar um objeto. Quanto mais avançada a idade, maior é a possibilidade de desenvolver o distúrbio.

 

 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), 7% das mulheres entre 20 a 39 anos têm incontinência. Dos 40 aos 59 anos, 17% relatam episódios; entre os 60 aos 79 são 23%, já acima dos 80 são 32%.


— A incontinência urinária atrapalha a qualidade de vida da pessoa, pois ela, a qualquer momento, pode perder urina de forma involuntária. O problema pode aparecer em qualquer faixa etária, até mesmo no sexo masculino — comenta Alfredo Canalini, membro da SBU.

Fatores de risco e outros tipos de tratamentos

 


Além da idade, a incontinência urinária tem outros fatores de risco, como estar grávida, fumar e ser obeso.


— Quando a pessoa acima do peso tosse, a força feita sobre a bexiga é muito maior da que é feita por alguém magro. Mesmo que a pessoa obesa tenha os mecanismos de fechamento da uretra normais, a pressão feita durante uma tosse, será muito maior do que a capacidade que a uretra pode aguentar. O mesmo vale para mulheres grávidas — comenta o médico.


Para diagnosticar o problema é preciso procurar um uroginecologista assim que for percebida a perda involuntária de urina, como afirma Samantha Condé Rocha, membro da Comissão de Uroginecologia e Cirurgia Vaginal da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo):

 

Fotos: Reprodução


— O especialista provavelmente pedirá para que seja feito o exame de urodinâmica (que estuda todas as fases do ato de produzir, transportar e excretar a urina) que é o mais criterioso e indicado para o diagnóstico.


O tratamento pode ser realizado por meio de medicamentos, cirurgia, estimulação elétrica, além do fortalecimento da região pélvica por meio de exercícios.


— Nas minhas pacientes, faço a revitalização de vulva junto com o rejuvenescimento vaginal. Os resultados começam a aparecer na segunda sessão — garante Tereza.


Como fazer


Exercício 1: A mulher deve contrair a uretra por 5 segundos e relaxar 10. Este exercício pode ser feito em qualquer lugar. Na primeira semana, a recomendação é fazer dez repetições todos os dias.

 

A cada nova semana, inclui-se mais dez repetições. Caso a mulher não saiba como contrair a uretra, ela pode, enquanto está urinando, prender o xixi, mas apenas uma vez, pois esta interrupção pode provocar uma infecção urinaria.


Exercício 2: Sentada sobre a bola de pilates, a mulher deve se movimentar para frente e para trás. Serão dez repetições, duas vezes ao dia, durante a primeira semana. Nas demais, a quantidade de repetições pode ir aumentando gradativamente, de dez em dez.


Exercício 3: Deitada, com as mãos na lateral do corpo, a mulher deve flexionar os joelhos e levantar o bumbum, até que o corpo forme um triângulo, depois abaixar o bumbum lentamente.

 

Devem ser feitas dez repetições, duas vezes ao dia, durante a primeira semana. Nas demais, a quantidade de repetições pode ir aumentando gradativamente, de dez em dez.

 

Extra

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.