24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
08/11/2018

Arqueólogos encontram cenas obscenas em banheiro do Império Romano

Foto: Reprodução

Mosaicos dentro de um sanitário em sítio arqueológico na Turquia indica que o humor com piadas sujas tem raízes antigas

Provavelmente você já viu piadas ou desenhos obscenos nas paredes de algum banheiro público. E uma nova descoberta em Antioquia, na Turquia, aponta que isso já existia no Império Romano: arqueólogos desenterraram uma latrina decorada com duas cenas de mosaicos humorísticos datados do século 2.

 

O local foi encontrado pelo Projeto de Pesquisa Arqueológica Antiochia ad Cragum (ACARP), que estuda um sítio arqueológico turco desde 2004.

 

De acordo com os pesquisadores, embora as latrinas públicas fossem comuns nas cidades e aldeias da época romana, poucas sobreviveram. Além disso, toaletes decorados são incomuns.

 
Michael Hoff, da Universidade de Nebraska, nos Estados Unidos, afirmou que uma das cenas conta uma versão da lenda de Ganímedes – belo príncipe troiano, que Júpiter sequestrou e levou para o Olimpo para fazê-lo servir como seu copeiro e concubino.

 

 

Normalmente, Ganímedes é representado com um arco e uma vara, que se destina a "sublinhar sua inocência de menino", de acordo com Eva C. Keuls, professora da Universidade de Minnesota, nos EUA.

 

Cenas dos mosaicos em latrinas (Foto: University of Nebraska)

 

No mosaico, no entanto, Ganímedes é mostrado com uma vara com uma esponja na ponta, possivelmente para que ele pudesse limpar as latrinas. Enquanto isso, Júpiter é retratado na cena como uma garça, sugando as partes íntimas de Ganímedes com um longo bico. "O humor do banheiro teria sido apreciado pelos homens visitaram a latrina", falou Hoff em entrevista ao portal IFLScience.

 

O outro mural retrata Narciso, personagem mitológico greco-romano que se apaixona por seu próprio reflexo nas águas de uma nascente. Na versão da latrina, contudo, Narciso tem um nariz muito comprido, que os romanos indicavam como um sinal de feiúra. Em vez de admirar o reflexo de seu rosto na água, ele está observando o reflexo de seus genitais (bem dotados).

 

Mosaico mostra Narciso com nariz grande e pontudo

 

Os arqueólogos ainda não sabem se essa latrina era especial ou se os mosaicos eram comum no período. “O humor que se expressa realmente coloca a humanidade nessa cidade abandonada. Nós trabalhamos aqui há dez anos e encontramos edifícios, mercados, templos e prédios de banho", informou Hoff. "Tudo é legal, mas não fala muito sobre as pessoas que moraram aqui. Acho que essa foi a prova mais íntima que temos da humanidade que viveu, respirou e trabalhou aqui."

 

Fotos: University of Nebraska)

 

Os mosaicos não são o único tesouro encontrado em Antioquia. Em outro edifício de banho, os foram descobertas 3 mil moedas de prata que datam de 1.600, vindas de regiões de toda a Europa e do Império Otomano. O esconderijo parece ter sido feito intencionalmente.  

 

Revista Galileu

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.