26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
SÓ VÍDEOS
15/11/2018

Baratas utilizam golpe de karatê como defesa contra 'ataques zumbis'. ASSISTA

Foto: Reprodução

De acordo com estudo realizado por biólogo da Universidade Vanderbilt, baratas-americanas apresentam técnica peculiar para se livrarem de vespas

Novo estudo batizado de “Como Não Ser Transformado em um Zumbi”, divulgado pela revista acadêmica Brain, Behavior and Evolution , revela um método de defesa curioso utilizado pelas baratas-americanas ( Periplaneta americana ) contra um tipo de vespa de cor verde esmeralda chamada Ampulex compressa.

 

A fêmea da espécie é conhecida por picar baratas com seu ferrão e introduzir um veneno “zumbificador” que paralisa a vítima. O objetivo é tornar o alvo portador de seus ovos e, após um tempo, comida para suas larvas.

 

Veja também

Fotógrafa vira alvo de fúria por foto natalina de bebê segurando miniatura de espingarda

 

 

 

Em vídeos ultra detalhados e gravados em câmera lenta, as baratas parecem não aceitar o ataque sem antes efetuar um golpe de karatê na cabeça da vespa. Assim, foi impossível que o golpe não fosse comparado a uma perfeita defesa contra zumbis vista nos filmes de ficção.

 

 

Movimentos de baratas-americanas contra vespas capturados por

biólogo americano(Foto: Site Universidade Vunderbilt)



Após dedicar seu tempo estudando as interações entre o predador e a presa, o autor do estudo, Ken Catania, biólogo da Universidade Vanderbilt, nos Estados Unidos, observou que, antes mesmo que a vespa possa se posicionar, a barata usa o golpe rápido com sua perna para impedir o ataque zumbi . Todo esse processo leva apenas 11 segundos para acontecer.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

"A barata tem um conjunto de comportamentos que pode realizar para afastar os criadores de zumbis, e isso começa com o que eu chamo de posição 'en garde', como na esgrima. Isso permite que a barata mova sua antena em direção à vespa para que ela possa rastrear um ataque que se aproxima e realizar a pontaria na cabeça e no corpo da vespa”, explica o biólogo no site da Universidade Vanderbilt.

 

Veja abaixo o golpe de karatê das baratas:



 

  De acordo com Catania, o método de defesa foi eficaz com 63% dos adultos, já que as baratas mais jovens falharam em todas as tentativas e sofreram o ataque da vespa, devido à falta de experiência. Isso mostra a importância para a espécie de aprender o movimento e o longo tempo de aprendizado necessário.

 

Com o estudo, o biólogo espera identificar a evolução e o surgimento da técnica entre as baratas -americanas, ao longo do tempo. A sugestão de Catania é que os constantes ataques dos predadores contra esses insetos podem ter dado origem ao método.

 

iG 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.