26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
25/03/2019

Biblioteca Antenor Ferreira Filho será inaugurada nesta terça-feira na Escola Superior de Tecnologia da UEA

Foto: Arquivo pessoal

A biblioteca conta com um espaço dinâmico e moderno para a comunidade

A Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA) irá inaugurar, nesta terça-feira, 26, às 15h, a Biblioteca Setorial Antenor Ferreira Filho.

 

O acervo do local conta com 13.475 mil exemplares nas áreas das Engenharias Civil, Computação, Controle e Automação, Materiais, Produção, Eletrônica, Elétrica, Mecânica, Naval e Química.


“Antenor foi o primeiro diretor do Samsung Ocean Center e deu um grande impulso na estruturação e consolidação deste importante laboratório de ensino e pesquisa para a área de tecnologia de informação, comunicação e desenvolvimento de software. Ele liderou pelo exemplo como professor e pesquisador e deixa para a UEA e para o Amazonas um legado permanente de humanidade aliada à competência”, disse o reitor Cleinaldo Costa.


Veja também

Metade dos colégios brasileiros não tem rede de esgoto


Os usuários poderão consultar o acervo da Biblioteca Antenor Ferreira Filho através do Sistema Pergamum, que conta com os serviços de empréstimo, devolução, renovação, reserva de materiais bibliográficos, presencialmente ou pela internet. Além disso, terão acesso ao Repositório Institucional para depósito ou consulta de material de acesso aberto, Portal de Periódicos da Capes, autoatendimento para consulta, empréstimo e reserva.


Além dos serviços informacionais, os usuários terão um ambiente mais moderno, dinâmico para leitura e de pesquisa em grupo, além de treinamento interativo, acessibilidade, laboratório de informática e outras novidades que proporcionarão um ambiente agradável à comunidade acadêmica.


O material disponibilizado na biblioteca vai além da engenharia, servindo de apoio para os cursos de licenciaturas em Física, Computação, Informática e Química, além dos cursos tecnológicos em Jogos Digitais, Agrimensura, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Automação Industrial, Eletrônica, Manutenção Mecânica e em Processamento de Dados.


A nova biblioteca da EST faz parte das ações de modernização e trabalho da gestão superior da Universidade em favor da comunidade acadêmica da instituição. O objetivo é que todas as bibliotecas da Universidade tenham o mesmo padrão.


Antenor Ferreira Filho

 

O nome da biblioteca é uma homenagem a Antenor Ferreira Filho, que foi professor de Engenharia da Computação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e coordenador do Projeto Samsung Ocean.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

Graduou-se em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), especializou-se em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e cursou mestrado em Ciência das Computação pela Universidade Federal da Paraíba (UPPB). Foi programador na Ufam e na Sun Super Market (Flórida/USA), bem como analista de Sistemas do Banco do Estado do Amazonas (BEA).


Na educação, área a qual dedicou a maior parte da vida profissional, foi docente em Instituições de Ensino Superior, como Ufam, Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Instituto de Tecnologia da Amazônia (Utam), Centro Universitário Luterano de Manaus (CEULM/Ulbra), Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi), Centro Universitário do Norte (UniNorte) e Universidade Paulista (Unip). Atuou como diretor da Utam e coordenador do curso na UEA, Ufam, Fucapi e Unip.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.