26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Carnaval 2020
24/02/2019

Carnaval: especialistas dão dicas para a maquiagem não derreter nos dias quentes de folia

Foto: Reprodução

Para evitar que a maquiagem derreta com o calor, é só ficar de olho em algumas dicas simples que valem não só para o carnaval

Carnaval é época de tirar a fantasia do armário e curtir os muitos dias de folia. E seja para brincar no bloco perto de casa ou ir ao Sambódromo, a mulherada não abre mão de maquiagem e muita purpurina. Só que, às vezes, por conta do calor, o que era para ficar bonito acaba se transformando num show de horrores.


— É muito comum nesse período a gente ver delineadores, máscaras ou mesmo batom escorrendo ou borrado por conta da oleosidade da pele e da transpiração — diz o top make-up designer Anderson Bueno.


Veja também

Campanha de proteção infantojuvenil e da mulher estarão nas principais bandas deste fim de semana em Manaus


Para evitar que a maquiagem derreta com o calor, é só ficar de olho em algumas dicas simples que valem não só para o carnaval, mas para quem precisa enfrentar altas temperaturas diariamente.


Higienizar a pele

 

Higienizar a pele é essencial


Quem tem pele oleosa ou transpira muito não pode abrir mão da base. “Mesmo assim, lembre-se de que é muito importante higienizar a pele, lavando-a com sabonete líquido (próprio para o rosto). E não deixe também de usar um bom adstringente. Muitas bases hoje já contêm filtro solar com diferentes fatores”, explica Bueno.


À prova d’água


Se você não quer perder a expressão do seu olhar, a máscara para cílios é fundamental. “Caso você seja daquelas que chora fácil em casamentos, a máscara à prova d’água é imprescindível! Use-a também se quiser ir à praia ou à piscina sem perder o glamour”, recomenda o especialista. Para remover, Bueno também dá uma dica especial: “Para não arrancar os cílios, utilize um demaquilante próprio para a área dos olhos ou mesmo um óleo de amêndoas ou mineral para remover”.


Lábio sem craquelar


Segundo ele, os batons à prova d’água normalmente são mais secos. “Eu fico para morrer quando vejo aquele batom escorrendo no canto da boca ou, nas mulheres que fumam, migrando nos vincos. É muito feio! Para não correr esse risco, indico o batom à prova d'água sempre!”, diz ele. Mas, de acordo com Bueno, é preciso ter cuidado para o lábio não parecer ressecado ou craquelado demais.

 

“Hidrate-os sempre com cremes ou com batom hidratante para evitar o ressecamento, mas o primordial é beber muita água! Estar com os lábios secos é sinal de falta de água no organismo!”, afirma o profissional.


Filtro com cor


Uma boa dica também é usar filtro solar com cor, pois, além de proteger contra os efeitos nocivos do sol, já faz uma cobertura linda para arrasar na folia. Para a dermatologista Renata Bertino, acrescentar no “kit folia” uma água termal para borrifar no rosto durante o badalo traz frescor e reidrata a pele.

 

“A água termal é um item multiuso e quase indispensável para quem quer curtir o carnaval. Além de seus efeitos hidratantes e calmantes, é perfeita para aplicar antes do pó iluminador, preparando a pele e aumentando o efeito de brilho”, ensina a médica, que é professora de Dermatologia no curso de Medicina da Universidade Estácio de Sá.


Primer ou hidratante labial


Para quem vai usar glitter, vale a pena investir em um primer específico para esse tipo de produto, pois ele fixa facilmente. Uma opção mais barata e que não prejudica a pele é o hidratante labial.

 

É fácil de aplicar e gruda o glitter de forma impecável. “Se for passar no corpo todo, invista em pomadas e cremes hidratantes corporais, fáceis de encontrar e que ainda mantêm a pele hidratada durante todo o festejo”, explica Renata Bertino.


Produto multifuncional


De acordo com Renata, para ajudar no processo de remoção do glitter, vale lançar mão de um produto multifunções como a água micelar. Além de limpar e tratar a pele, ela remove o pozinho com rapidez e sem irritar. Outra dica é usar um óleo corporal ou um demaquilante bifásico, que minimiza aderências e facilita a retirada.

 

“O principal alerta é nunca esfregar a pele do corpo na hora de remover a purpurina, pois o atrito pode causar dermatites e alergias”, orienta a dermatologista.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter


Tintas próprias

 

Fotos: Reprodução


A recomendação da médica é buscar sempre tintas próprias de maquiagem artística. Apesar de a textura das tintas guache ser muito parecida à das utilizadas pelos profissionais de maquiagem artística, sua composição a torna prejudicial quando há o contato direto com a pele, podendo causar até mesmo queimaduras na exposição ao sol.

 

“As pessoas devem buscar produtos adequados para a pele, elaborados com a cosmética, e usar a porcentagem certa de pigmentos”, afirma a médica.

 

Extra

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.