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15/12/2017

Carros da F1 em 2018 serão 2 vezes mais velozes, diz diretor esportivo da Pirelli

Foto: Reprodução

As mudanças no regulamento técnico deste ano, feitas para deixar os carros mais rápidos, espetaculares e mais difíceis de guiarre

Diretor esportivo da fornecedora da pneus espera por grande salto de performance para o ano que vem


Os carros de F1 deverão ser mais de 2s mais rápidos por volta na próxima temporada, segundo simulações mais recentes que a Pirelli recebeu das equipes.

 

As mudanças no regulamento técnico deste ano, feitas para deixar os carros mais rápidos, espetaculares e mais difíceis de guiar, atingiram a meta de reduzir os tempos de volta em 5s em relação aos tempos de 2015.

 

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Todas as pistas tiveram melhora de ritmo neste ano, com o máximo sendo atingido no GP da Malásia, onde Lewis Hamilton anotou uma pole 9s mais veloz do que dois anos antes – apesar de que fatores como clima, época do ano e a mudança na superfície da pista também tenham influenciado.

 

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Apesar de as regras aerodinâmicas permitirem o passo à frente, as equipes consideram que a compreensão das regras ainda é imatura, ou seja, o que proporciona que ainda haja ganhos a serem obtidos.

 

A Pirelli diz que os indícios mostram um outro passo à frente grande em termos de ritmo.


Diretor esportivo da Pirelli, Mario Isola disse: “No começo do próximo ano, eles devem ser 1s mais rápidos por volta, e, durante o ano, a taxa normal de desenvolvimento é de 1s, 1s5. Então, ao fim do ano, eles devem ser 2s mais rápidos por volta.”

 

Foto: Reprodução

 

“Se fizermos um pneu mais macio, os carros devem ser ainda mais rápidos. Mas temos de lembrar que há um peso adicional com o halo, e isso nos custará 0s3, 0s4 devido ao peso mais as implicações aerodinâmicas.”

 

A FIA aumentou o peso mínimo do carro em 6 kg para 2018 devido ao halo, tendo já acrescentado um peso extra para as regras de 2017, quando havia o planejamento de introduzir o utensílio.

 

As equipes descobriram, no entanto, que a montagem no halo e o trabalho feito em seu chassi acrescentavam ainda mais peso, sendo que a Force India chegou a mencionar um valor de 14 kg.

 

Na F1, acredita-se que 10 kg adicionais sejam equivalentes a 0s3 por volta, dependendo do traçado. 

 

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