26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
30/01/2018

Chegar aos 60 não é mais o 'fim da vida' e está longe disso: idade deve ser valorizada

Foto: Reprodução

Mesmo mantendo-se ativas no mercado de trabalho, cuidando da casa e da família

Já foi o tempo em que completar 60 anos era sinônimo de chegar ao "fim de vida", mas infelizmente nem todo mundo conseguiu acompanhar esta transformação e ainda tem antigos estereótipos.

 

Mesmo mantendo-se ativas no mercado de trabalho, cuidando da casa e da família, namorando e seguindo uma rotina atribulada, essas pessoas ainda são representadas, na maioria das vezes, com símbolos ultrapassados, como idosos debilitados e ociosos.

 

Veja também 

Há 3 tipos de orgasmos vaginais, diz especialista que ensina a atingir cada um

 

Estereótipos ultrapassados



Em coletiva de imprensa do evento “Longevidade – Como chegar a uma maturidade plena”, da farmacêutica Bayer, a escritora Márcia Neder, autora do livro "A Revolução das 7 mulheres - um perfil da geração 50+ que está reivindicando e reinventando a maturidade", afirma que a visão feminina quanto a esta faixa etária é limitada.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

"Na mídia, a mulher idosa só aparece como estereótipo: ou é a velhinha de cabelo branco infantilizada e saltitando na poça d'água, ou a madura 'piriguete' que usa as roupas da filha ou a toda tatuada que se joga de paraquedas", exemplifica.

 

Não é que esses perfis não existam, mas eles representam somente uma pequena parcela das mulheres e contribuem para a ideia de que a terceira idade é um enorme borrão sem diferença.

 

Símbolos que não representam


 

O próprio símbolo que ilustra a terceira idade em estabelecimentos e no transporte público - desenho de um idoso com as costas curvadas e usando bengala - não condiz com a realidade.

 

"Passa a ideia de que fazer 60 anos é o início do fim e é estar debilitado. Isso não é verdade, já que o aumento da expectativa de vida indica que ainda terão 20, 30 e até 40 anos de vida com condições melhores do que as de antigamente", ressalta Márcia Neder.

 

"Os 60 são os novos 60": valorização é importante


 

Há quem diga que os 60 são os novos 50, mas essa visão desmerece a idade e até renega um fato que não pode ser cancelado.

 

"Na geração passada, fazer 60 anos era o 'bico do corvo', mas hoje em dia não", ressalta a escritora, que justifica que a sociedade atual valoriza mais o conhecimento e a informação ao invés da mão de obra que era visada antigamente.

 

Isso é notável pela quantidade de mulheres que continuam trabalhando, administrando negócios, cuidando perfeitamente da casa e dos filhos e engatando relacionamentos após essa idade.

 

 

Fotos: Reprodução

 

Além disso, a diversidade permanece marcante nesta fase e muitas vezes fica ainda mais evidente, já que o período agrega mais maturidade, experiência e liberdade.

 

"Temos de dar um novo sentido a isso, os 60 são os novos 60, e não outro número", afirma.

 

Vix.com

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.