17 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
02/10/2018

Ciro diz que eleição de Bolsonaro pode 'afundar a economia'

Foto: Edilson Dantas / Agência O Globo

Candidato do PDT afirma que prega a

O candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes , disse nesta terça-feira que uma eventual eleição de Jair Bolsonaro ( PSL ) pode "afundar a economia brasileira". Durante evento no Sindicato dos Rodoviários, em Santos, no litoral paulista, Ciro disse que sua campanha prega a "reconciliação", mas fascista" deve ser tratado "na chibata".

 

- O signo de minha campanha é a reconciliação. Não significa dizer que quero botar todo mundo dentro do barco, não. Porque facista, comigo é na chibata - disse, arrancando aplausos de simpatizantes. - Chibata oral, retórica, denunciar, porque fisicamente não sou capaz de mexer nem em besouro, por mais feio que ele seja. Sou da paz, do respeito - ponderou.

 

Veja também 

Ciro vê PT como estrutura ‘odienta’ e descarta aliança

 

Ao comentar a candidatura de Jair Bolsonaro (PSL), que ocupa o primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto, Ciro a definiu como "extremista e radical". Segundo o pedetista, o projeto do ex-capitão tem o potencial de "afundar a economia brasileira", com a entrega da "Petrobras, Caixa Econômica e do Banco do Brasil" aos estrangeiros.

 

Sobre o resultado da última pesquisa Ibope, divulgada nesta segunda-feira, Ciro voltou a colocar em dúvida a fidedignidade dos números. Falou que a eleição ainda "está em aberto" e que o Brasil não deve "ceder a decisão sobre o seu futuro do país aos institutos". O levantamento mostrou um crescimento de quatro pontos de Jair Bolsonaro (PSL), para 31%, enquanto todos os outros concorrentes mantiveram estáveis, como Ciro, em 11%, ou perderam votos, como Marina, de 6% para 4%.

 

- Não está acontecendo (o crescimento do Bolsonaro). Sou profissional, tenho minha estrutura própria de aferição de opinião pública - afirmou. - Há um movimento imenso de eleitores cogitando mudar de caminho. E a tendência hoje é Bolsonaro caindo, Haddad estagnado e eu subindo.


A pesquisa do Ibope também mostrou um empate entre Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad, em um eventual segundo turno, com 42% para ambos. Além disso, evidenciou um aumento da taxa de rejeição do petista de 11 pontos, para 38%, só atrás da de Bolsonaro, mantida em 44%. Ciro tem rejeição de 18% e derrotaria o ex-capitão em um eventual segundo turno, com 45% dos votos ante 39%.


- O antipetismo é muito poderoso no Brasil. Parte é justificada, parte não, mas é fato. E a exploração disso por uma candidatura militarista, radical, extremista, vai precipitar essa nação no aprofundamento da crise, até um limite que me assusta muito - alertou.

 

A jornalistas, antes do evento, Ciro ainda afirmou que os brasileiros não devem considerar notícias muito "calorosas" que surjam às vésperas da eleição. A fala foi feita ao comentar a quebra de sigilo parcial da delação do ex-ministro Antônio Palocci, que foi ligado ao PT, pelo juiz federal Sérgio Moro.

 

- O povo brasileiro deve desconsiderar tudo que for de muito calor que surja a cinco dias da eleição - afirmou.

 

Entre outros pontos, a delação de Palocci mostrou que as duas campanhas de Dilma Rousseff para a Presidência custaram R$ 1,4 bilhão, mais do que o declarado à Justiça Eleitoral, e que o ex-presidente Lula indicou Paulo Roberto Costa para a Petrobras com o objetivo de "garantir ilicitudes" na estatal.

 

Ciro emendou a fala ponderando que "as contradições do PT são gravíssimas, mas já estão dadas", e que os eleitores devem votar inspirados por um projeto de desenvolvimento para o país.

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

- É completamente impertinente, numa sociedade machucada como a brasileira, ser obrigado a votar no clima de passionalismo, de ódio, vingança, pois esses não são bons conselheiros.

 

O Globo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.