Amazonas realizará nos dias 14 e 15 de dezembro de 2017 das 8h00 às 14h00 em parceria com a Escola do Legislativo, Informática, Diretoria de Planejamento e RH o primeiro mutirão de renegociações de dívidas
A Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas realizará nos dias 14 e 15 de dezembro de 2017 das 8h00 às 14h00 em parceria com a Escola do Legislativo, Informática, Diretoria de Planejamento e RH o primeiro mutirão de renegociações de dívidas que será realizado na Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas, na Esvola do Legislativo, trazendo para a renegociação os Bancos Santander S/A e Bradesco S/A, onde contaremos também com a presença da CDL/AM.
Neste momento de crise, a Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas alerta que há direitos a se defender nas renegociações de dívidas.
Uma renegociação pode ser entendida como um novo contrato, que deixe claro, para ambas as partes, obrigações e direitos.
Salutar que o processo seja bem documentado e que todas as condições sejam plenamente compreendidas e aceitas, isso protege ambos os lados em caso de um possível questionamento.
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Em uma negociação com os bancos, não é diferente.
Mas, pela natureza financeira, e pela complexidade dos cálculos de juros, taxas e correção, é prudente compreender e esclarecer qualquer dúvida, para que o consumidor não se sinta lesado.
Para os consumidores de boa-fé e dispostos a renegociar as dívidas, a criação de obstáculos que dificultem a repactuação não pode prevalecer.
O CAMINHO DA NEGOCIAÇÃO
CRÉDITO:
Verifique as condições do crédito: juros, multas, no caso de atraso, e formas pelas quais o credor poderá cobrá-lo em caso de inadimplência
EXCLUSÃO AUTOMÁTICA: O nome do consumidor deve ser excluído dos cadastros de inadimplentes, no máximo em cinco dias, após o pagamento da conta ou renegociação da dívida.
Não há ônus para consumidor.
Não é necessário contratar empresas para fazer esse serviço de limpeza do nome
PAGAMENTO ANTECIPADO: Ao renegociar a dívida e antecipar algum pagamento, os juros futuros embutidos devem ser descontados.
NEGOCIAÇÃO:
O consumidor deve procurar o credor diretamente para negociar a dívida.
Se for apresentada uma proposta, o consumidor não precisa aceitá-la na hora.
Pode oferecer uma contraproposta.
A Comissão de defesa do Consumidor informa aos cidadãos amazonenses que este será o primeiro de muitos mutirões de renegociações de dívidas em serviços essenciais e que no dia 15/12/2017 às 10h00 teremos a presença de Terezinha Lima para falar sobre Educação Financeira.
Rosely Fernandes