26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
14/01/2017

Confira treze curiosidades super sinistras sobre a 'sexta-feira 13'

Foto: Reprodução / Internet

Curiosidades super sinistras sobre a "sexta-feira 13"

Há todo um imaginário popular por trás da “sexta-feira 13”, quando vemos isso nos perguntamos como nascem estas crenças? Quando isso ocorreu?

 

Há algumas teorias de como nasceu a má fama desta data, confira abaixo nestas “13 curiosidades sinistras sobre a sexta-feira”.

 

13. Uma das principais teorias, liga a crença ao dia 13 de Outubro de 1307, uma sexta-feira, e tem a ver com a Ordem dos Cavaleiros Templários, fundada no século 12 durante as Cruzadas para proteger os cristãos que voltaram a fazer a peregrinação a Jerusalém após a sua conquista.

 

 

No século XIV, o rei francês Filipe IV, o Belo, decidiu cobrar impostos da Igreja Católica. O papa Bonifácio VIII ficou indignado e o excomungou. Filipe tentou, então, entrar para a Ordem dos Templários. Assim, se reaproximaria da Igreja, o que não aconteceu. Por vingança, uma sexta-feira, ele iniciou uma perseguição aos templários, que passaram a ser presos, torturados, excomungados e queimados na fogueira.

 

12. Outra teoria está ligada a uma antiga lenda nórdica. Conta-se que 12 divindades foram convidadas para um banquete no Valhalla, a morada dos deuses. Mas Loki, um espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que culminaria na morte de Balder, filho de Odin e favorito dos deuses.

 

Daí veio a crença de que convidar 13 pessoas para um jantar era problema na certa.

 

 

11. O mito acima teria ocorrido no dia de Freya, cujo nome dá origem a “Friday”, “sexta-feira” em inglês. Quando as tribos nórdicas e alemãs, que acreditavam neste mito, se converteram ao cristianismo, passaram a demonizá-la como bruxa.

 

Segundo a lenda, ela, para se vingar pelo abandono, teria passado a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas, mais o demônio – num total de 13 entes que ficavam rogando pragas sobre os humanos. Isso viria a reforçar a má fama da “sexta-feira” e do número 13.

 

10. Numa sexta-feira, 13 de janeiro de 1989, um vírus de computador causou muita dor de cabeça nas pessoas em uma época que ainda não estava acostumada com esse tipo de ataque. Seu nome oficial era “Jerusalem”, mas ele ficou conhecido como “Sexta-Feira 13” porque ficava oculto e era executado nessa data. Depois de apenas 30 minutos de contaminação, o vírus era capaz de diminuir a velocidade do computador em até 90%. Hoje, é facilmente detectável por qualquer antivírus, mas mesmo assim vários dos seus sucessores se baseiam em seu código e método de infecção.

 

 

9. O Ato Institucional Nº5 (AI-5) foi decretado pelo regime militar brasileiro em uma sexta-feira, 13 de dezembro de 1968. Ele dava poderes totais ao Presidente da República e colocava o país em estado de sítio, permitindo aos militares fechar o Congresso e suspendendo várias garantias constitucionais. Motivo a mais de trauma para os brasileiros com esta data.

 

8. A sexta-feira já era considerada de má sorte desde a Idade Média e continua sendo em muitas culturas. O folclore macedônio proíbe cortar o cabelo e as unhas nesse dia e os brâmanes e parses indianos, bem como os burmaneses, acham que é um dia de mau agouro. Segundo a superstição náutica, é bom começar o fim de semana só no sábado mesmo e evitar zarpar em uma sexta-feira para não desagradar a deusa Freya, aquela da sexta-feira.

 

 

7. Na cidade de São Paulo, o Centro de Controle de Zoonoses proibiu que gatos pretos sejam adotados em sextas-feiras 13. Tudo para poupar os bichanos de possíveis rituais de magia negra.

 

6. Alguns anos possuem 12 luas cheias, outros possuem 13. Em um século, em média, 67 anos possuem apenas 12 luas cheias e os demais contam com 13. Quando isso ocorria no passado, os monges responsáveis por organizar o calendário tinham sérios problemas, por causa da lua cheia extra, e isso fazia com que eles achassem esses anos os mais difíceis de calcular.

 

5. O rapper Tupac foi assassinado em uma sexta-feira 13. Margaret Thatcher e Fidel Castro nasceram em uma sexta-feira 13.

 

4. Parascavedecatriafobia ou frigatriscaidecafobia, são os nomes do medo excessivo a esse dia. Os sintomas variam de leve ansiedade a ataques de pânico, que podem levar as pessoas à remodelação de horários ou a faltar ao trabalho um dia inteiro. Segundo Donald Dossey, fundador do Stress Management Center and Phobia Institute, a fobia atinge de 17 a 21 milhões de pessoas só nos EUA.

 

 

3. Estima-me que os Estados Unidos percam entre US$800 e 900mi em negócios a cada sexta-feira 13, porque as pessoas ficam com receio de fazer as coisas que normalmente fariam, como viajar ou sair para fazer compras. Aqueles que não suportam shoppings lotados e não sofrem de parascavedecatriafobia podem se esbaldar nesse dia.

 

2. Desafiando os supersticiosos, a missão Apollo 13, com destino à Lua, estava indo bem nos dois primeiros dias. Daí, no dia 13 de abril de 1970, uma sexta-feira, ocorreu uma explosão na nave que impediu a descida ao satélite. Os tripulantes ficarem quatro dias com o oxigênio racionado, mas felizmente, voltaram intactos para a Terra.

 

1. Uma pesquisa da Universidade de Hertfordshire, na Inglaterra, descobriu que pessoas que se consideram azaradas são mais propensas a acreditar em superstições associadas com má sorte e ficar ansiosas em sextas-feiras 13. E o que elas temem muitas vezes acaba acontecendo mesmo – não por serem azaradas, mas justamente porque, estando ansiosas, elas têm mais chances de fazer coisas erradas ou bater o carro, por exemplo.

 

Um bônus, para não ficar em treze e lhe dar azar…

 

0. O mundo pode acabar em uma sexta-feira 13. O asteroide Apiophis 99942 está previsto de se aproximar da Terra na sexta-feira 13 de abril de 2029. A rocha, que é do tamanho do estádio do Maracanã, deve passar a 30 mil quilômetros da superfície do planeta, podendo ser vista a olho nu. No entanto, se o asteroide desviar sua trajetória e acabar passando pela nebulosa Buraco de Fechadura, uma fenda de ressonância gravitacional, sua rota será alterada e ele, inevitavelmente, colidirá com a Terra. O impacto seria equivalente ao de 100 mil bombas nucleares.

 

Site Minilua

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.