23 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
28/12/2018

COP24 termina sem propostas consistentes para ação climática

Foto: Divulgação

Conferência do Clima acorda “livro de regras” para implementação do Acordo de Paris, porém sem claro comprometimento coletivo

Cerca de dois meses após o relatório do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) alertar que temos apenas 12 anos para frear o aquecimento global, a COP 24, realizada neste ano na Polônia, terminou sem nenhuma proposta ambiciosa e robusta de ação às mudanças climáticas.

 

Com um dia de atraso, quase 200 países acordaram um “livro de regras” para implementar o Acordo de Paris, firmado em 2015, porém sem um claro comprometimento coletivo para ações de combate ao aquecimento global.


“Um ano de desastres climáticos e um alerta terrível dos principais cientistas do mundo deveriam ter levado a muito mais. Em vez disso, os governos decepcionaram as pessoas ao ignorarem a ciência e o sofrimento dos vulneráveis. Reconhecer a urgência da ambição e adotar um conjunto de regras para a ação climática não é suficiente quando nações inteiras enfrentam a extinção”, afirma Jennifer Morgan, Diretora Executiva do Greenpeace Internacional.


Veja também

COP 24: Desmatamento no Cerrado emitiu 7 bilhões de gases do efeito estufa em 15 anos

 

“Sem ação imediata, mesmo as regras mais fortes não nos levarão a lugar nenhum. As pessoas esperavam ação e isso é o que os governos não cumpriram. Isso é moralmente inaceitável e eles devem levar consigo a indignação das pessoas e chegar à cúpula do Secretário Geral da ONU em 2019 com metas de ação climática mais elevadas”, complementa.


O Greenpeace pede aos governos que reforcem a medidas de combate às mudanças climáticas imediatamente e que provem que ouviram as demandas das pessoas. O relatório do IPCC deve ser o apelo à ação - ação que corresponde ao ritmo e à escala da ameaça.


“Textos de compromisso são pagos em vidas humanas e os mais pobres e vulneráveis são os que mais têm necessidades. O IPCC já afirmou que a humanidade não existirá como tal se ultrapassar um aquecimento de 1.5ºC até o fim do século e este livro de regras reconhece que as NDCs (Contribuições Nacionais Determinadas) precisam ser atualizadas até 2020, mas não compromete os países aqui e agora a aumentar a ação contra as mudanças climáticas. Esperávamos um sinal mais claro de ambição”, afirma Fabiana Alves, da campanha de Clima e Energia do Greenpeace Brasil.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.


Sobre Greenpeace


O Greenpeace é uma organização ativista, global e independente que atua para proteger o meio ambiente, promover a paz e engajar pessoas a transformar suas realidades.

 

Há mais de 40 anos, o Greenpeace nasceu com o sonho de construir um mundo mais verde e pacífico. Presente no Brasil desde 1992, a organização não recebe doações de governos, empresas ou partidos políticos. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.