26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
13/07/2018

Deputados aprovam LDO 2019 com aumento de repasses aos poderes

Foto: Reprodução

Uma emenda coletiva dos deputados garantindo percentuais para os reajustes aprovados aos servidores públicos estaduais

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que estima o Orçamento estadual no valor R$ 16,8 bilhões para 2019, foi aprovada em votação simbólica, na última quinta-feira (12).

 

A Ordem do Dia foi conduzida pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado David Almeida (PSB), após articulação com as lideranças das bancadas de situação, oposição e independente que conseguiu conciliar as divergências e convergir os deputados para uma proposta aceita por unanimidade.

 

Veja também 

Belarmino Lins pede Companhia Independente para Apuí

 

Uma emenda coletiva dos deputados garantindo percentuais para os reajustes aprovados aos servidores públicos estaduais, e uma emenda modificativa do governo, aumentando os percentuais do repasse constitucional aos Poderes Judiciário e Legislativo, foram os destaques na votação da LDO, que teve ainda 40 emendas setoriais de deputados aprovadas. A modificação orçamentária destina ao Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) mais 0,16%; à Defensoria Pública do Estado (DPE) mais 0,2%; à Aleam, mais 0,2%; e ao Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) mais 0,03%.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

Com esse reforço orçamentário o repassa constitucional do TJAM passa de 7,85% para 8,01%; o da DPE-AM passa de 1,2% para 1,4%; a Aleam passa de 3,9% para 4,1%; e o TCE passa de 3% para 3,03%. Segundo o relator da LDO, deputado Josué Neto (PSD), o aumento do repasse para o Legislativo foi conquistado através de uma emenda do vice-presidente deputado Abdala Fraxe (Podemos) subscrita por 15 deputados.

 

Completando a última pauta de votação do semestre, outros cinco Projetos de Lei (PLs) e um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) foram aprovados, e um veto total do governo foi derrubado pelo plenário. Um PL enviado pelo governo criando a Casa Militar na DPE, foi retirado de pauta pelo presidente David Almeida, depois que nos debates em plenário ficou constatado que a maioria dos deputados são contrários à retirada de policiais das ruas para ficarem à disposição em órgãos públicos.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.