26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
23/07/2016

EI reivindica autoria de ataque que matou 80 no Afeganistão. Veja fotos

Foto: Omar Sobhani / Reuters

Corpos de vítimas são vistos espalhados no chão após atentado em Cabul, no Afeganistão

Homens-bomba atacaram uma grande manifestação de membros da minoria xiita hazara em Cabul neste sábado, matando pelo menos 80 pessoas e ferindo outras 231, segundo o Ministério do Interior. O ataque foi reivindicado pelo Estado Islâmico (EI).


"Dois combatentes do EI detonaram seus cinturões explosivos em uma concentração no bairro xiita de Dehmazang", indicou o EI através de sua agência de notícias Amaq.


Imagens da TV mostraram muitos cadáveres perto de onde milhares de hazaras se mobilizavam para a marcha.


Mohammad Ismail Kawousi, porta-voz do Ministério da Saúde Pública, disse que os números de vítimas podem mudar. Não estava imediatamente claro quantos homens-bomba estavam envolvidos no ataque. Mortos e feridos foram levados para hospitais próximos.


Grande parte do centro da cidade tinha sido fechada com pilhas de contêineres e outros obstáculos, conforme a marcha começava mais cedo no sábado, e a segurança havia sido reforçada com helicópteros.


O ataque ocorre três semanas após um homem-bomba matar dezenas de pessoas em um atentado contra cadetes recém-formados da polícia, que foi reivindicado pelo Talibã.


Manifestação pacífica


Os manifestantes exigiam que uma rede de alta tensão em construção abastecesse com eletricidade a província de Bâmiyân (centro), a mais atrasada economicamente do país, onde vive grande parte da comunidade hazara.


A manifestação transcorria pacificamente, comandada por muitas mulheres, quando ocorreu o ataque.


Trata-se do primeiro atentado desde o dia 30 de junho em Cabul e o primeiro de semelhante magnitude reivindicado pelo EI desde o início de sua atuação, em 2015, no Afeganistão.


Um fotógrafo da AFP que estava no local do massacre relatou cenas de horror.


— Havia dezenas de corpos, podia contar mais de 20, alguns totalmente desmembrados (...) Havia poças de sangue por todas as partes — afirmou.


Perseguição há décadas

 

Homem afegão fala no celular após ataque suicida em Cabul (Fonte: Omar Sobhani / Reuters)



O presidente Ashraf Ghani expressou tristeza e denunciou a presença de terroristas infiltrados em um protesto pacífico. Entre as vítimas, acrescentou, destacavam-se membros das forças de segurança afegãs.


A minoria hazara, com aproximadamente três milhões de membros, sofreu décadas de perseguições e milhares deles foram exterminados no fim dos anos 1990 pela al-Qaeda e pelos talibãs, em sua grande maioria pashtuns sunitas, que governavam o país.


A segurança no Afeganistão diminuiu gravemente nos últimos meses, após a partida de muitas tropas estrangeiras. Essa piora na situação obrigou os Estados Unidos a mudarem de planos, mantendo 8.400 soldados no país, ao invés dos 5.500 inicialmente previstos.

 

 

 

 

 

 

 

 

Ataque terrorista a bomba no Afeganistão mata 80 pessoas (Fotos: EFEF)


Fonte: O Globo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.