26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
19/10/2017

Encontro Amazonense de Gestores encerra viabilizando parcerias e a melhoria da administração pública

Foto: Leonardo Dias

Com a presença do prefeito de Manaus, Artur Virgílio Neto,o Encontro Amazonense de Gestores encerrou nesta quinta-feira, 19, após dois dias de muito debate, qualificação e parcerias entre os poderes públicos estadual, municipal e federal. Com o término, o presidente da Associação Amazonense de Municípios (AAM), Andreson Cavalcante, frisou que a ação se solidifica como importante e essencial para estreitar os laços com os municípios do Amazonas, atendendo as principais demandas do interior.



"O Encontro não poderia ter sido melhor, pois foi esclarecedor, informou e abriu a mente de muitos através de conversas e discussões sobre as necessidades e prioridades do interior do Amazonas. Mais que isso, gerou a possibilidade para que esses gestores capacitem seus parceiros e possam chegar, assim, a pleitear investimentos importantes para cada município, seja no polo educacional, da saúde, da economia", destacou.

 

Veja também

 

Anitta, sobre carreira internacional: ‘O público está começando a conhecer’

 



O prefeito Artur Virgílio Neto discursou aos participantes do evento. Na ocasião, ele destacou que está inclinado a cooperar cada vez mais com o interior do Amazonas e elogiou o titular Andreson pela trabalho à frente da AAM.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.


"O presidente Andreson, que vem no lugar do João Campelo, este que foi nomeado para uma importante missão no governo Estadual, significa um reforço da luta pelo interior do Amazonas. E o que posso dizer, é que, dentro da lei, tudo aquilo que puder ser feito de cooperação técnica e convênios entre as Prefeituras, será realizado. Temos várias possibilidades, como por exemplo, o Data Center, que através de uma parceria pode armazenar informações desses municípios, entre outras viabilidades técnicas. Esse encontro é valioso e fico feliz em ver esses prefeitos reunidos e com vontade de fazer mais. O caminho é este, porque nosso País precisa se tornar municipalista", disse Artur.



Conhecimento - Pela primeira vez em Manaus, o diretor substituto do departamento de Articulação Interfederativa do Ministério da Saúde (SUS Legal), Gregory Carvalho, falou sobre importantes mudanças na área, que de conhecimento dos gestores vai possibilitar mais autonomia aos municípios e descentralizar os serviços. Com isso, ele acredita que a qualidade dos serviços será ampliada e vai atingir ainda mais pessoas.

 

Fotos: Leonardo Dias



"Temos um conjunto de mudanças, baseadas em leis, e que os gestores devem ficar atentos e que passamos a eles hoje. Destaco duas mudanças: fazíamos repasses de maneira fragmentada, o que chamamos de caixinha, e isso impedia o gestor de se programar, criava amarras. Agora, estamos desconstruindo isso e dando maior flexibilidade à gestão, dando mais autonomia na utilização dos recursos, para que o município se organize mais e preste um serviço de qualidade. Tudo isso tem o controle do Ministério, pois estamos preocupados com os indicadores de melhoria. A outra mudança importante é as novas diretrizes de pactos, que repercutem na revisão da saúde nos municípios, ajudando a organizar as redes de serviços, que facilite o desenvolvimento do serviço à comunidade, como também da conquista de recursos, atingindo a parte técnica e administrativa", frisou.



Prefeituras - Para o prefeito de Silves, Aristides Queiroz, o conhecimento adquirido durante o Encontro de Gestores será essencial para os próximos passos do município. "É muito interessante e enriquecedor poder reunir com outros prefeitos, pois conseguimos assim também fazer um elo entre os municípios, como informar mais e melhor. Aqui tivemos vários ministérios à disposição e isso traz um crescimento para nossas atividades. Não precisamos ficar travados, isolados e o que queremos é crescer cada vez mais", afirmou.



Representante da prefeitura de Maraã, que soma 25 mil habitantes, Orlando Barbosa conta que essa foi uma oportunidade para conhecer o trabalho dos diversos Ministérios e discutir a situação regional, que tem uma característica própria.



"Cada vez que acontece um encontro desse a gente consegue crescer, se capacitar e, o fundamental, que é discutir planos com o Governo Estadual, Federal e com os municípios. Esse auxílio será muito bem empregado e desejamos, assim, fazer a diferença nas pastas que temos responsabilidades. Estreitar contatos tambem é importante e vamos trabalhar para aplicar de maneira cada vez mais correta e potencializada nossos recursos, visando a melhoria da administração pública ".
 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.