26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
25/08/2016

Equipes buscam sobreviventes de terremoto que matou mais de 240 na Itália

Foto: Reuters / Stefano Rellandini

Dezenas de pessoas ainda estão presas sob os escombros. De acordo com o premier, 368 foram hospitalizadas

Subiu para 247 o número de mortos no terremoto de 6,2 graus que atingiu a região central da Itália, segundo um novo balanço divulgado pela Defesa Civil nesta quinta-feira. Equipes de resgate continuam as buscas por sobreviventes presos aos escombros.

 

De acordo com o premier Matteo Renzi, 368 pessoas feridas foram hospitalizadas na noite de quarta-feira. Ao menos cem pessoas continuam desaparecidas e entre as vítimas estão muitas crianças.

 

Renzi, que visitou as áreas afetadas na tarde de quarta-feira, prometeu assistência às famílias atingidas pela tragédia. O premier convocou uma reunião de gabinete nesta quinta-feira para discutir as medidas de ajuda às comunidades afetadas.

 

Agentes de socorro trabalhando com luz de emergência na escuridão salvaram uma menina de 10 anos, que havia ficado cerca de 17 horas sob os destroços no vilarejo de Pescara del Tronto.

 

Muitas outras crianças não tiveram a mesma sorte. Na vila próxima de Accumoli, uma família de quatro pessoas, incluindo dois meninos de oito meses e nove anos, foram soterrados quando a casa deles caiu.

 

Seguido por cerca de 200 réplicas, o terremoto atingiu principalmente as cidades de Amatrice, Accumoli e Pescara del Tronto, comunidades de uma região de montanhas a 140 km a leste de Roma. O tremor foi forte o suficiente para ser sentido em Bolonha, ao norte, e Nápoles, ao sul, cada uma a mais de 220 km do epicentro.

 

Segundo informações do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), o epicentro do tremor foi localizado perto da cidade Nurcia, na região de Umbria, às 3h36m de quarta-feira (horário local).


O histórico Hotel Roma, localizado em Amatrice, desabou devido ao terremoto. Até o momento, cinco pessoas pessoas foram encontradas mortas sob os destroços do edifício mas, segundo o prefeito da cidade, havia 70 hóspedes no momento do abalo.

 

O Exército foi mobilizado para ajudar com equipamentos pesados especiais, e o Tesouro italiano liberou ‎€ 235 milhões de fundos emergenciais. No Vaticano, o Papa Francisco cancelou parte de sua audiência geral para rezar pelas vítimas.


Comunidades devastadas

 

Fotos aéreas mostraram áreas inteiras de Amatrice, que no ano passado foi eleita uma das cidades históricas mais belas da Itália, arrasada pelo tremor. O prefeito Sergio Pirozzi disse à rede SkyTG24 que o centro do povoado foi destruído e que há pessoas sob os escombros.

 

Um vídeo da Guarda Florestal, que ajuda nos resgates, mostra o atendimento a uma mulher soterrada em Capodacqua, na província de Ascoli Piceno.

 

Com apenas 2.600 habitantes, Amatrice é um povoado de montanha muito popular entre os romanos que desejam escapar do calor nos finais de semana de agosto. As estradas de acesso à cidade estão bloqueadas.

 

— Em uma das estradas há um deslizamento de terra e na outra caiu uma ponte — relatou o prefeito.

 

O prefeito de Accumoli, Stefano Petrucci, disse que cerca de 2.500 pessoas perderam suas casas na cidade, composta de 17 aldeias.


O último grande tremor que atingiu a cidade de Áquila, em 2009, deixou mais de 300 mortos.


Fonte: O Globo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.