Notícias

Compartilhar Imprimir

Política

10/06/2019

ESCÂNDALO! Após troca de mensagens com Dallagnol, Moro precisa renunciar

Compartilhar:

Foto: Ueslei Marcelino / Reuters

Por Sérgio Praça, articulista da revista Exame - Quando era juiz federal, Sergio Moro combinou com Deltan Dallagnol, coordenador da Lava Jato no Ministério Público Federal, estratégias de investigação para implicar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em atos criminosos.

 

Conversas mantidas por Moro e Dallagnol pelo aplicativo de mensagens Telegram – reveladas pelo site The Intercept, do jornalista Gleen Greenwald e equipe – mostram como o MPF e Moro trocavam informações de modo ilegal, desrespeitando a neutralidade do Judiciário.

 

Assunto relacionado

ESCÂNDALO! Mensagens vazadas revelam que Sérgio Moro orientou investigações da Lava Jato em mensagens trocadas com coordenador da força-tarefa

 

O candidato derrotado às eleições presidenciais no ano passado pelo PT, Fernando Haddad, escreveu em seu Twitter que se trata do “maior escândalo institucional da história da República”. Não está errado.

 

A divulgação das mensagens não é um “ataque” à Operação Lava Jato. É o que permite a nós, cidadãos, termos acesso a como decisões de altíssima relevância pública são tomadas.

 

Em outubro de 2015 noticiou-se que Alexandrino Alencar, diretor da Odebrecht que era próximo a Lula, seria solto. Imediatamente Dallagnol mandou mensagem para Moro: “Caro, STF soltou Alexandrino. Estamos com outra denúncia a ponto de sair, e pediremos prisão com base em fundamentos adicionais na cota. […] Seria possível apreciar hoje?”. O juiz respondeu com um conselho: “Não creio que conseguiria ver hoje. Mas pensem bem se é uma boa ideia”.

 

Seis meses depois, em março de 2016, o povo foi às ruas pedir o impeachment de Dilma Rousseff (PT). Dallagnol creditou ao juiz o movimento da população. “Parabéns pelo imenso apoio público hoje”, escreveu o procurador. “Seus sinais conduzirão multidões, inclusive para reformas de que o Brasil precisa, nos sistemas político e de justiça criminal”.

 

Moro respondeu com um plural que indica mais do que autocongratulação “Fiz uma manifestação oficial. Parabéns a todos nós”. Continuou o juiz: “Ainda desconfio muito de nossa capacidade institucional de limpar o congresso. O melhor seria o congresso se autolimpar mas isso não está no horizonte. E não sei se o STF tem força suficiente para processar e condenar tantos e tão poderosos”.

 

“Há a tranquilidade de que os dados eventualmente obtidos refletem uma atividade desenvolvida com pleno respeito à legalidade e de forma técnica e imparcial”, diz a nota publicada há pouco pela assessoria de imprensa do Ministério Público Federal. A julgar por essa frase e o resto da nota, intitulada “Força-tarefa informa a ocorrência de ataque criminoso à Lava Jato”, os procuradores ainda não tiveram tempo de ler nada publicado pelo The Intercept.


Revista Exame

Comentários

Francisco Marques Filho - 10/06/2019
Entre acreditar no Moro e nos ladrões petralhas,você acha que vamos acreditar em quem? Isso é fã que,tomem vergonha.
Nulito - 10/06/2019
Também. NAo e pra tanto amigo...
Bosco lopes - 10/06/2019
Mudaram o contextoseus vagabundos. Quem é q tem duvida sobre os desmandos do molusco e seus 40 ladroes. Da -lhe moro.
Diana Guedes - 10/06/2019
Volta pro seu doutorado moro prender bandidos politicos,sai do lado desse facista bolsonaro.pra prender ele Tabm
Erilouco - 10/06/2019
Ta mais que claro que ele foi recompensado com o ministério e que agiu politicamente! Vagabundo! Bandido que se aproveitou da toga pra cavar uma vaga no STF.. Tão vadio quanto o próprio LULA.. bolsominions vão lamber sabão!
Celio - 10/06/2019
muitos aqui criticam o governo PT esse governo que matou a fome de todos que aqui criticam. O País ta vivendo um caos geral com esse lixo de governo do Bozo e a culpa disso são os otarios que nele votaram. Vcs que votaram no palhaço Bozo acha mesmo que ele vai mudar alguma coisa pra melhor? hein seus bando de otario? O Bozo esta fudendo a todos nós inclusive eu ou aquele nao votou nele e vcs ainda rindo como se nada tivesse acontecendo bando de fdp, a culpa é de vocês ele deveria fuder só vcs.
Eu - 10/06/2019
Será que so eu vi que esse cara não passa de um vagabundo!!!!
Enok Moura - 10/06/2019
Nossa mas que coisa horrível, um juiz tocando mensagens com procuradores sobre fatos criminosos do maior grupo criminoso que assaltou os cofres do Brasil. Não vi nada de anormal um juiz da caso lava jato trocar mensagens sofre o fato criminoso, e não uma conversa criminosa como acontecia entre os membros da quadrilha, em uma força tarefa o juiz conversa com os procuradores e com policiais que investigam o caso, totalmente natural, quero que a imprensa me surpreenda dizendo que juiz recebeu milhões pra facilitar a vida de algum político safado, por enquanto vejo apenas sensacionalismo

Deixe seu comentário

Nome:

Mensagem:

publicidade

Copyright © 2013 - 2019. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.