26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
13/12/2017

Eventos climáticos extremos na Bacia Amazônica são investigados por pesquisadores da Faculdade Fucapi

Foto: Divulgação

A publicação contemplou o projeto intitulado “Qualidade da água e sedimento em lagos na Ilha do Careiro da Várzea-AM”, que foi realizado pelo professor do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Faculdade, Jônatas Matos e da graduanda Thayanne Rios

Uma pesquisa científica, desenvolvida na Faculdade Fucapi, sobre a ocorrência de eventos climáticos extremos, cheias e vazantes na Bacia Amazônica teve destaque e espaço como capítulo de livro, resultado do XVII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada e I Congresso Nacional de Geografia, realizado em Campinas/São Paulo.

 

A publicação contemplou o projeto intitulado “Qualidade da água e sedimento em lagos na Ilha do Careiro da Várzea-AM”, que foi realizado pelo professor do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Faculdade, Jônatas Matos e da graduanda Thayanne Rios.


Veja também

Especialistas em doenças tropicais no Brasil levantam uma questão: por que não vacinar também os macacos contra a febre amarela?


Segundo Matos, que é mestre em Geografia pela Ufam, o enfoque da pesquisa foi dado aos eventos de cheias e vazantes e seu intervalo temporal que compreende de 2005 a 2015, dando ênfase ao evento de cheia de 2009, na Ilha do Careiro, município de Careiro da Várzea-AM, onde a pesquisa foi desenvolvida.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

 

Os resultados identificaram que a produção econômica no Careiro da Várzea tem como principais atividades a pecuária e a agricultura, esta produção é decorrente das atividades das famílias residentes na área rural, e são as mais atingidas durante o período de cheia, pois perdem toda a sua produção. “Ainda há muito que pesquisar nesse campo, pois a Amazônia apresenta uma dinâmica única, e cada vez mais se torna complexo estudar a variabilidade nessa região”, pontuou ele.


“É gratificante participar de eventos de alcance nacional como foi este evento, e além de apresentar e defender os resultados da pesquisa podemos ouvir as contribuições dos avaliadores durante a defesa oral do artigo”, frisou o professor.

 

 

A pesquisa teve início a partir de um dos debates promovidos em sala de aula, no semestre 2016/1. Nesse período, o professor procurava um orientando para um artigo sobre eventos hidrológicos. A aluna Thayanne Rios, que elaborou o projeto, desenvolveu a pesquisa com financiamento próprio e fez o artigo sob orientação do professor.

 

Fotos: Divulgação

 

“A publicação em forma de capítulo de livro foi uma surpresa, pois somente depois do aceite do artigo, submetido ao evento, que foi anunciado que seria publicado como capítulo de livro, sinto-me honrada pois estamos levando o nome do Amazonas para eventos de grande porte como o Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada que tem hoje abrangência nacional e internacional”, comemorou ela, sobre a experiência.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.