01 de Junho de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
03/11/2017

Fachin analisará interpelação do governo do Rio ao ministro Torquato Jardim

Foto: Reprodução

Governo quer explicação sobre declaração de ministro da Justiça de que comandantes da Polícia Militar agem em associação com o crime organizado e pede os nomes

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi sorteado para analisar uma interpelação judicial apresentada pelo governo do Rio de Janeiro contra o ministro da Justiça, Torquato Jardim.


Na interpelação, a Procuradoria Geral do Estado pede que Jardim seja intimado a informar os nomes de agentes públicos supostamente ligados ao crime organizado no Rio de Janeiro. Ao final do pedido, porém, pede que o processo tramite em segredo de Justiça.


Veja também

Legislativos locais usam decisão do STF para derrubar resoluções contra políticos como no caso Aécio


Anunciada na última quarta (1º) pelo governador Luiz Fernando Pezão, a interpelação judicial foi protocolada nesta sexta (3) no STF e questiona Torquato Jardim por declarações em entrevistas ao blog do jornalista Josias de Souza e ao jornal "O Globo" publicadas nesta semana.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.


Jardim disse que a Polícia Militar do Rio de Janeiro não é controlada por Pezão e pelo secretário de Segurança, Roberto Sá, mas está sob comando de um "acerto com deputado estadual e o crime organizado".


"Desafio as autoridades fluminenses a provarem que estou errado sobre as conexões de comandantes da PM do Rio e o crime organizado", disse o ministro.

 

"Embora as investigações da inteligência federal não se voltem para condutas individuais ou batalhões específicos, os dados apontam a necessidade de apurar toda uma linha de comando. A tarefa, porém, é da Corregedoria da PM, que recebe as informações dos órgãos federais", acrescentou depois.


As declarações levaram políticos e autoridades do Rio a reagir, pedindo provas e explicações públicas do ministro. Na interpelação enviada ao Supremo, o governo do Rio pede não só os nomes dos agentes públicos, mas também documentos que atestem as declarações para "possibilitar a adoção das medidas administrativas e judiciais cabíveis".


G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.