26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
21/04/2018

FMI vai avaliar nível de gestão e corrupção nos países associados

Foto: José Meirelles Passos / Agência O Globo

Segundo o Fundo, níveis elevados de corrupção estão atrelados a baixos níveis de crescimento e investimento

O Fundo Monetário Internacional (FMI) decidiu revisar as suas orientações e a forma como irá avaliar a gestão de governo e a corrupção nos países associados.

 

Na avaliação do organismo multilateral, níveis elevados de corrupção estão atrelados a baixos níveis de crescimento e investimento, além de dificultarem a implementação das orientações econômicas do Fundo.

 

Dentro dessa revisão de atuação, o FMI passará a fazer uma supervisão periódica sobre as deficiências de gestão de governo de cada país. Nesse caso, além de corrupção, também serão avaliados outros aspectos, como gestão fiscal, supervisão do setor financeiro, regulação de mercado e luta contra lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo.

 

Veja também 

CNC reduz previsão de crescimento do varejo em 2018 para 5%

 

"Será avaliado o impacto econômico das deficiências de gestão de governo detectadas e apresentado recomendações. É importante destacar que esses aspectos serão analisados dentro de um horizonte de tempo maior, já que a má gestão do governo e a corrupção prejudicam a economia não só pelas pertubações que produzem no curto prazo, mas também provocam uma lenta deterioração institucional mesmo que não seja visível", explicou o Fundo ao divulgar, na manhã deste sábado, o documento sobre a avaliação da gestão dos governos.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

O documento de 56 páginas não faz referências a casos específicos de corrupção ou a países.

 

Nessa nova abordagem, o fundo tentará detalhar os canais de transmissão de corrupção em cada país, se dedicando mais aos itens que podem facilitar esses desvios. Com base nisso, o organismo lembra que para combater a corrupção, é necessário também abordar a forma como as entidades privadas facilitam essas práticas.

 

"Nesse sentidos, recomendaremo aos países membros que submetam seus marcos jurídicos e institucionais a uma avaliação voluntária como parte da supervisão, a fim de determinar se esses atos de suborno do exterior estão tipificados como delito e se existem mecanismos para deter a lavagem de dinheiro."

 

O Globo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.