26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
16/01/2019

Governador do Pará se reúne com Moro e reitera pedido de apoio da Força Nacional

Foto: Valter Campanato / Agência Brasil

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), em imagem de março de 2018

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), se reuniu nesta quarta-feira (16) em Brasília com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, para reiterar o pedido de apoio da Força Nacional na segurança do estado.

 

O pedido inicial de Barbalho era o deslocamento de 500 homens para o estado. Segundo o governador, ainda não há confirmação do apoio federal. Mas a expectativa é de que pelo menos 200 agentes possam ser deslocados para a região a partir de março.

 

(ATUALIZAÇÃO: após a publicação desta reportagem, a assessoria do Ministério da Justiça informou que "no momento" não é possível atender ao pedido do governador.)

 

Segundo Barbalho, há possibilidade de que os cerca de 130 agentes da Força Nacional que atuam no território paraense em órgãos como Funai, ICMBio e Ibama possam ser deslocados para a região metropolitana do estado.

 

“A expectativa é que o cenário no Ceará possa estar em melhor condição e que parte do efetivo que hoje está deslocado para o Ceará possa estar disponível", afirmou o governador.

 

Março é também o mês em que os homens da Força Nacional que já atuam no Pará encerram suas atividades, de acordo com Barbalho.

 

“A ideia é que esse efetivo, que hoje está cuidando de áreas rurais, possa vir para a atividade urbana para colaborar com a Polícia Militar, com os agentes de segurança do estado”, disse.

 

Barbalho afirmou que os números relacionados à segurança pública colocam o estado entre os mais violentos do Brasil.

 

De acordo com o Atlas da Violência 2018, com base em dados de 2016, o Pará tem quase 51 assassinatos anuais a cada 100 mil habitantes. Em todo o Brasil, a taxa é de 30 por 100 mil, segundo a publicação.

 

“Belém chega a 77 (homicídios a cada 100 mil habitantes). E alguns bairros da capital, já identificados, ultrapassam 125 assassinatos por 100 mil habitantes”, afirmou.

 

“A ideia é que nessas comunidades, já identificadas, nós possamos ampliar o efetivo com o apoio da Força Nacional”, afirmou. 

 

G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.