02 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
03/05/2018

Governo do Estado investe na melhoria da infraestrutura turística do Amazonas

Foto: Valdo Leão / Secom

Uma dessas ações foi a reforma dos Centros de Atendimento ao Turista (CATs)

Além de promover o Destino Amazonas em feiras nacionais e internacionais, realizar encontros com representantes do trade turístico local e nacional para ações de parceria que desenvolvam o turismo na região, atrair eventos importantes para serem sediados na capital do Estado, coordenar receptivos nas temporadas de cruzeiros marítimos e apoiar e promover capacitação de servidores da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), o Governo do Amazonas tem realizado outras ações com o objetivo de estimular o turismo, dentre elas melhorias na infraestrutura e equipamentos turísticos do Estado.

 

Uma dessas ações foi a reforma dos Centros de Atendimento ao Turista (CATs), que hoje estão disponíveis em oito unidades no Amazonas, nos municípios de Manacapuru, Barcelos, Presidente Figueiredo, Parintins, Novo Airão e Manaus, que conta com duas unidades.

 

Veja também 

Seja Digital e Senai-AM realizam ações da Patrulha Digital neste sábado em dois bairros de Manaus

 

Recentemente, o CAT de Manacapuru passou por uma reforma para melhorar a estrutura e, consequentemente, o atendimento aos turistas, além de fomentar ainda mais a economia da região, conhecida devido às festas regionais, rios e banhos. A reforma do local foi uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Manacapuru.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

“Essa adequação aqui no CAT de Manacapuru foi muito bem pensada, por ser um lugar estratégico, bem na entrada da cidade. O Governo do Estado reformou toda a estrutura, ficou bem mais bonito, atrativo para os turistas, fomentando o turismo no município”, ressaltou o secretário de Governo de Manacapuru, Leonardo Guimarães.

 

Mapeamento 

 

Com a reforma, a equipe do CAT de Manacapuru realizou um trabalho especial de coleta de dados turísticos de interesse dos visitantes do município.

 

“Fizemos um mapeamento, vendo quais os melhores restaurantes, hotéis, dicas de roteiros dos pontos turísticos para os turistas quando chegam procurando o melhor para visitar em Manacapuru. Nós montamos uma equipe só para atender os turistas que visitam o nosso CAT”, comentou o secretário de Turismo e Cultura de Manacapuru, Lurdem Cley Monteiro.

 

Melhor atendimento 

 

Manaus tem dois CATs. Um deles funciona na rua Eduardo Ribeiro, no Centro, do lado do Teatro Amazonas, que também recebeu melhorias. O outro está localizado no saguão de desembarque do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. No primeiro trimestre deste ano os dois CATs registraram um atendimento de mais de mil turistas nacionais e estrangeiros.

 

Para o diretor de Turismo da Amazonastur, Aládio Júnior, a revitalização e adequação dos CATs, além de melhorar os equipamentos turísticos, torna o receptivo de turistas mais profissional. “O CAT do aeroporto é uma das vias por onde o turista chega e ele já é bem recebido e pode ser direcionado para os pontos turísticos. Com a revitalização dos CATs, montamos estratégias para que cada um dos CATs possa atender uma área especifica do polo turístico do estado”.

 

Ponto de apoio aos turistas

 

Na rua Eduardo Ribeiro, no Centro de Manaus, onde existe uma grande movimentação, os turistas que visitam o CAT elogiam a localização estratégica do serviço.

 

“A gente quando vem assim pela primeira vez, vem meio perdido. Então, nada melhor do que você ter um ponto de apoio, para te dar todas as dicas da cidade, tirar as suas dúvidas. Aqui no CAT descobrimos roteiros, que quando fizemos a pesquisa na internet antes de vir, não sabíamos que existiam. Isso é muito bom”, elogiou a empresária paulista Luciana César, que veio conhecer Manaus.

 

Revitalização do CAT de Iranduba 

 

Os dois CATs de Manaus e mais o do município de Iranduba, a 41 quilômetros da capital em linha reta, são administrados pelo Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur). Em Iranduba, devido à localização na entrada da cidade e passagem para outros municípios ligados pela Estrada Manoel Urbano, está previsto um projeto de revitalização do espaço, instalação de um café regional e shopping de artesanato.

 

Os CATs das cidades de Manacapuru, Barcelos, Presidente Figueiredo, Parintins e Novo Airão são administrados pelas prefeituras municipais, sob a supervisão da Amazonastur, que tem a função de fiscalizar a infraestrutura, reformas e manutenção desses centros, bem como oferecer um atendimento de qualidade aos turistas.

 

Orientação para turistas 

 

Os CATs têm como função atender o visitante, articular e integrar os diversos atores envolvidos com a atividade turística do Estado e promover o destino Amazonas. Os atendimentos nos CATs facilitam a recepção dos visitantes e estreitam a colaboração com o trade turístico. Além disso, é o local onde o turista tem acesso a informações relevantes, como as potencialidades, os atrativos turísticos e culturais do Estado, bem como os serviços de hospedagem, alimentação, transportes, as agências de viagens, passeios, roteiros, agenda cultural e outros serviços.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.