26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
28/04/2017

Governo do Estado manteve o funcionamento dos serviços e órgãos administrativos nesta sexta-feira

Foto: Divulgação / PM /AM

Policiais militares estavam, nas ruas desde as 4h desta sexta-feira

Diante da adesão de parte de diversas categorias profissionais à convocação para uma paralisação nacional, nesta sexta-feira, 28 de abril, o Governo do Amazonas manteve o pleno funcionamento de seus serviços nos órgãos, repartições e estabelecimentos públicos.

 

A administração estadual teve o propósito de garantir os direitos dos cidadãos de ir e vir, o acesso deles aos serviços e estruturas governamentais e, também, aos seus locais de trabalho e estudo ou qualquer outro local de destino.

 

Atuando com o efetivo de 475 policiais, além da equipe administrativa, a Polícia Militar do Amazonas esteve desde a madrugada desta sexta-feira, a partir de 4h, com todo o aparato de segurança nas ruas, avenidas, terminais de ônibus e nas portas das garagens das empresas de ônibus, para garantir que o cidadão pudesse se descolar e chegar ao seu destino.

 

Policiais também estiveram, desde cedo, nas instituições bancárias com funcionamento 24 horas, e nas casas lotéricas e Correios, por conta da efetivação do pagamento salarial do servidor público nesta data.

 

O comandante geral da PM, coronel David Brandão, destacou que a tropa está preparada para atuar até o final de toda mobilização. “A tropa que estava de descanso está de prontidão para o que for necessário, além de estarmos em todos os nossos quartéis com nossos efetivos, de prontidão, se fazendo presente para garantir o direito de ir e vir da população”, afirmou.

 

O comandante geral da PM, coronel David Brandão, explicou que colocou o efetivo de prontidão como uma forma de ter o máximo de policiais a disposição para atender ao chamado da população e não prejudicar, justamente, o direito de ir e vir das pessoas, por conta da ação de manifestantes.

 

Unidades de saúde e escolares

 

Na área da saúde, a Secretaria de Estado de Saúde (Susam) informou que não houve registro de ocorrência de paralisação dos serviços das unidades hospitalares. A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) teve 95% das escolas funcionando no Estado.

 


Nas proximidades do o Memorial Povos da Amazônia, manifestantes

tentaram fechar a rotatória, mas a PM frustrou tentativas

de bloqueio de vias (Foto: Divulgação / PM)

 

Por volta de 6h30, houve uma tentativa de tumultuar o trânsito nas proximidades da antiga bola da Suframa, onde está situado o Memorial Povos da Amazônia, mas, conversado com as lideranças do movimento, uma faixa da via foi liberada.

 

Na Avenida Constantino Nery, via importante de ligação entre o Centro e vários bairros da cidade, houve uma paralisação dos coletivos urbanos na faixa azul, da entrada do bairro São Jorge até a Avenida Epaminondas, já no Centro. “Estamos acompanhando de perto com nosso efetivo que não deixará a população na mão, nossa missão é de servir e proteger, de não deixar o direito de um sobrepor o direito do outro de ir e vir, a Polícia Militar vai estar com todo o efetivo”, afirmou o subcomandante geral, coronel Walter Cruz.

 

Nesta tarde, no centro da cidade, o policiamento será reforçado para acompanhar as manifestações.

 

Conforme o tenente-coronel PM Cláudio Silva, comandante do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), os terminais de integração de ônibus de Manaus contaram, ainda, com policiais da Operação Fecha Quartel 3, e policiamento ordinário das 30 Companhias Interativas Comunitárias (Cicom) espalhadas pela cidade, além do Batalhão de Trânsito e Batalhão Força Tática.

 

Ainda segundo o tenente-coronel PM Cláudio Silva, a estratégia de policiamento segue uma determinação do alto comando da Instituição e prevê a manutenção da ordem pública e proteção dos cidadãos. Ao todo 475 policiais das diversas tropas participaram do policiamento.

 

Dados do CPM

 

Policiais militares estavam, nas ruas desde as 4h desta sexta-feira, para

garantir o direito de ir e vir do cidadão, outra parte estava de prontidão

Policiais em toda a cidade, desde cedo (Foto: Divulgação / PM / AM)

 

- Policiais das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), do 1º Batalhão Força Tática e da 2ª e 7ª Cicoms aturaram na Avenida Silves, no bairro Cachoeirinha, zona Sul, nas proximidades da antiga bola da Suframa, onde está situado o Memorial Povos da Amazônia.

 

- No Terminal da Matriz, Centro de Manaus, no terminal 1, na Avenida Constantino Nery, o policiamento está sendo realizado por policiais da 24ª Cicom, e, em toda a extensão da Avenida, por policiais 22ª Cicom.

 

- No terminal da Cidade Nova (T3), zona Norte da capital, a 6ª Cicoam realiza o Ponto de Relacionamento Comunitário e Visibilidade (PRCV).

 

- No (T4) e na área da Bola do Produtor, fronteira das zonas Norte e Leste, policiais da 13ª e 27ª Cicom monitoram com viaturas e motocicletas os terminais e vias de trânsito rápido.

 

- No Terminal T5, policiais da 9ª Cicom acompanham as entradas e saídas do local. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.