Marco Antônio Villa faz duras críticas à funkeira carioca em sua coluna no jornal O Globo
O historiador Marco Antônio Villa fez críticas severas à funkeira Anitta, em sua coluna publicada na terça-feira, dia 9 de janeiro, no jornal O Globo. Na opinião dele, a cantora carioca é "o melhor exemplo" do que chama de "decadência cultural" do Brasil.
Para Villa, o sucesso de Anitta e a imagem que ela tem como "representante do Brasil para o mundo" seriam um fato negativo. Ele também define a cantora como uma "figura caricata".
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"Foi até chamada para cantar o hino nacional no último Grande Prêmio de Fórmula 1, em Interlagos. Seguindo este caminho, logo teremos como intérpretes Ludmilla ou Pabllo Vittar", ironiza o historiador, referindo-se a outros dois cantores que tornaram-se famosos recentemente.
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O colunista do Globo critica, ainda, a presença de Anitta como a principal atração do Réveillon do Rio de Janeiro, na praia de Copacabana. A frase "vocês acharam que eu não ia rebolar a minha bunda hoje?", dita por ela durante o tradicional show da virada de ano, foi classificada por Marco Antônio Villa, utilizado a ironia, como "de rara profundidade filosófica".
No texto publicado na terça (9), o historiador fala ainda sobre o hit Vai Malandra, recém-lançado por Anitta. Para ele, o vídeo desqualifica as mulheres e traz uma idealização da favela que não existe na realidade.
Por fim, Villa atribui à ignorância o sucesso da funkeira: "A decadência cultural do país é inquestionável. A ignorância se transformou em política oficial. Quanto mais medíocre, melhor".
Sucesso astronômico
Fotos: Reprodução
Apesar da crítica recebida, o clipe da música Vai Malandra alcançou a marca de 100 milhões de visualizações no YouTube após, apenas, 17 dias de lançamento, o que configura um recorde para um vídeo brasileiro na plataforma do Google. Atualmente, a música da Anitta já foi exibida 116 milhões de vezes.
Já no serviço de streaming de música Spotify, a cantora carioca também alcançou uma marca inédita com a canção Vai Malandra. Ela se tornou a primeira música em português a figurar entre as 20 mais ouvidas em todo o mundo.
Revista Encontro