26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
04/11/2018

Intervalo intervalo ideal entre uma gravidez e outra deve ser de 18 meses, diz estudo

Foto: Reprodução

Tempo diminui os riscos de parto prematuro e complicações na saúde do bebê e da mulher

Esperar 18 meses de uma gravidez para a outra reduz os riscos para a saúde da mulher e do bebê, de acordo uma nova pesquisa publicada no periódico científico JAMA Internal Medicine.

 

"Nosso estudo descobriu um aumento nos riscos para a mãe e criança quando as gestações são muito próximas, inclusive para mulheres com mais de 35 anos", disse Laura Schummers, autora da análise.

 

Veja também

Pixie-cut: saiba como copiar o novo corte de Deborah Secco; estilo é tendência para o verão

 

Mães com 35 anos ou mais que engravidaram seis meses após o parto tiveram um risco de 1,2% de mortalidade materna ou morbidade grave – com registros de 12 casos a cada mil gestações –, e uma chance de 6% de dar à luz prematuramente. Enquanto isso, o intervalo de 18 meses entre uma gravidez e outra reduziu o risco para apenas 0,5% e 3%, respectivamente.

 

 

Mulheres de 20 a 34 anos que ficaram grávidas seis meses depois do nascimento tiveram um risco de 8,5% de parto prematuro, enquanto as que esperaram 18 meses viram o risco cair em quase 5%.

 

Para chegar a essa conclusão, pesquisadores analisaram quase 150 mil registros médicos do Canadá, tais como certidões de nascimento, dados de hospitalização e infertilidade.

 

De acordo com Sonia Hernandez-Diaz, professora de epidemiologia na Escola de Saúde Pública Harvard T.H. Chan, nos Estados Unidos, os perigos podem ser provocados ou piorados pela demora do corpo de se recuperar. A falta de acompanhamento pré-natal em gestações indesejadas também agrava a situação.

 

Fotos: Reprodução

 

"De qualquer maneira, a recomendação é sempre a mesma: melhorar o acesso à contracepção pós-parto e evitar relações sexuais desprotegidas", falou Diaz.

 

Curte o conteúdo da GALILEU? Tem mais de onde ele veio: baixe o app Globo Mais para ler reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode assinar a revista, a partir de R$ 4,90, e ter acesso às nossas edições. 

 

Revista Galileu

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.