26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
23/01/2018

Janeiro Branco: UBS Nilton Lins promove debate sobre 'Saúde Mental no Trabalho' na Zona Sul de Manaus

Foto: Divulgação

A programação aconteceu na Unidade Básica de Saúde (UBS) Nilton Lins, bairro de Flores, Zona Sul, e teve como público-alvo trabalhadores da área da saúde

Dentro da programação do Janeiro Branco, movimento que busca incentivar a reflexão sobre Saúde Mental entre a população e junto às instituições, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promoveu na última sexta-feira, 19/1, uma roda de conversa abordando o tema “Saúde Mental e Trabalho”.


A programação aconteceu na Unidade Básica de Saúde (UBS) Nilton Lins, bairro de Flores, Zona Sul, e teve como público-alvo trabalhadores da área da saúde.


Veja também

Prefeitura recebe mototaxistas e assume compromisso de intensificar fiscalizações em Manaus

 

“O movimento Janeiro Branco é uma oportunidade para sensibilizar a sociedade, instituições públicas e privadas, além dos gestores públicos, sobre a importância do desenvolvimento de ações que possam ter impacto, direta ou indiretamente, na promoção da saúde mental. Isso inclui políticas públicas, projetos e ações de combate ao adoecimento emocional dos indivíduos”, explicou o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.


Desde o início de janeiro, as UBSs, policlínicas e Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) da rede municipal estão realizando eventos como palestras, rodas de conversa e oficinas direcionadas para os trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), abordando diferentes temas em Saúde Mental.


De acordo com a psicóloga Aline Freitas, que atua na UBS Nilton Lins, o tema “Saúde Mental e Trabalho” é um dos cinco que a Unidade de Saúde priorizou para promover o debate na Unidade de Saúde durante o mês de janeiro.


“Dentro da programação do Janeiro Branco, a UBS reservou um dia para direcionar a atividade aos trabalhadores da saúde. Abordando questões como estresse no trabalho e alertando para o fato de que a atividade profissional pode causar tanto um bem-estar mental quanto trazer sofrimento psíquico, dependendo da forma que é realizado, da política de gerenciamento, da organização, das condições e do ritmo de trabalho”, destacou a psicóloga.


Para a diretora da UBS Nilton Lins, enfermeira Carolina Castro da Fonseca, é essencial debater o tema Saúde Mental nos locais de trabalho, principalmente considerando o impacto no atendimento em saúde.


“É importante que o servidor possa trabalhar de forma tranquila, cuidando da saúde do corpo e também da saúde da mente. É um investimento que precisa ser feito porque vai influenciar diretamente no acolhimento do usuário do SUS, na qualidade e na eficiência do serviço que é prestado à população”, afirmou Carolina Fonseca.


Além de Saúde Mental no Trabalho, a UBS Nilton Lins tem abordado junto aos pacientes temas como o Uso e Abuso de Álcool, o Uso do Tabaco, Luto de Morte e suas Manifestações no Adulto e Estresse e seu Papel na Saúde.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.