26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Interior em Destaque
27/05/2015

Lago de Coari ultrapassa recorde histórico em 8 centímetros

Foto: Divulgação

Na rua 15 de Novembro, no centro de Coari, água está invadindo as lojas

As imagens falam por si. Canoas estão atracadas próximas a Praça Getúlio Vargas, mais conhecida como Praça do Cristo, numa das ruas principais do centro da cidade de Coari, a rua da Independência. Em outra foto, onde se vê barcos ancorados, não é local de atracação de embarcações, mas sim uma ponte. A água chegou ao nível da ponte Roberval Rodrigues, que liga o centro da cidade ao bairro Chagas Aguiar. O terminal hidroviário de Coari está quase submerso. Esses são apenas alguns exemplos do que está acontecendo no município de Coari onde a enchente já ultrapassou a marca histórica de 17m,68cm registrada no lago de Coari, no ano de 2012. Nesta terça-feira (26), a Secretaria de Defesa Civil do Município, fez a medição de 17m,76cm do nível das águas do Lago de Coari, ou seja, 8 centímetros a mais que em 2012.

 

Canoas na rua Independencia, no centro de Coari, ao lado da Praça do Cristo

 

E as previsões feitas pela Defesa Civil não são nada alentadoras. O nível médio de subida das águas do Lago de Coari é de cerca de 5 centímetros ao dia. As chuvas torrenciais são diárias e, fazendo um paralelo com anos anteriores, a ocorrência de chuvas deve perdurar até o final do mês de junho.

 

Praça Getúlio Vargas, mais conhecida como Praça do Cristo,

na entrada da cidade

 

No bairro Chagas Aguiar, ruas já desapareceram. As passarelas, na rua Moisés Bezerra, se transformaram na única forma de sair de casa, mas caso a subida das águas continue no mesmo ritmo, em 5 centímetros diariamente, as famílias terão que ser retiradas. “A situação está de calamidade. Vamos ter que fazer a mudança dessas famílias para outros locais”, prevê o prefeito Raimundo Magalhães. No centro da cidade, lojas estão sendo fechadas porque a água já chegou ao nível das passarelas e escolas como Iraci Leitão, estão com 60% da área debaixo d’água.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.