27 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
10/05/2017

Lesões cerebrais podem resultar em fundamentalismo religioso

Foto: Reprodução / Internet

Grafman identificou que áreas da região frontal e do lóbulo temporal do cérebro são responsáveis por minimizar o significado das experiências místicas das pessoas

Está sentindo o cheiro de treta? Então saca só: neurocientistas publicaram um estudo relacionando o fundamentalismo religioso com áreas danificadas do cérebro. Segundo esses pesquisadores, áreas relacionadas ao planejamento, quando lesionadas, poderiam explicar como algumas pessoas se tornam extremistas em suas crenças religiosas, ignorando completamente a possibilidade de novas ideias.


Quem comandou esse estudo foi o neurologista Jordan Grafman, da Universidade Northwestern, dos EUA. Grafman teve como base uma pesquisa do final da década de 1960, que analisou os impactos sofridos por militares norte-americanos na Guerra do Vietnã. Aproximadamente 2 mil soldados com traumatismo craniano tiveram suas vidas acompanhadas nos anos seguintes para saber como essas lesões os impactariam.

 

Veja também 

A verdade: saiba o que aconteceu com o suposto criador do Jogo Baleia Azul

 

Soldados feridos na Guerra do Vietnã fizeram parte de

estudo sobre impactos de danos cerebrais


No ano passado, Grafman identificou que áreas da região frontal e do lóbulo temporal do cérebro são responsáveis por minimizar o significado das experiências místicas das pessoas. Agora, com base em 119 relatórios de veteranos da Guerra do Vietnã com lesões cerebrais e de outros 30 sem lesões, o neurologista conseguiu traçar paralelos entre os danos e o fundamentalismo religioso.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter. 

 

Dano cerebral no córtex pré-frontal


Recentemente, os veteranos que começaram a ser analisados no final dos anos 60 responderam a questionários que incluíam perguntas sobre suas crenças religiosas e as finalidades delas em suas vidas. Eles também foram analisados do ponto de vista da flexibilidade cognitiva e também do índice de inteligência pessoal.


Com base nesses relatórios, Jordan Grafmam comparou as respostas com análises de tomografias computadorizadas dos veteranos que apresentaram maior lesão cerebral durante a guerra, principalmente daqueles que as tiveram no córtex pré-frontal dorsolateral, conhecido por desempenhar um papel importante em experiências espirituais, resolução de problemas e gerenciamento de ideias.

 

Danos no córtex pré-frontal pode resultar em déficit

cognitivo e fundamentalismo religioso


O neurologista notou uma maior incidência de pessoas com baixa flexibilidade cognitiva e com alta religiosidade, sugerindo que essas áreas cerebrais podem desempenhar um papel importante na escolha de nossas crenças – inclusive na não aceitação de outras vertentes religiosas.

 

Um pouco de cautela


Outros estudos do córtex pré-frontal, mais especificamente no núcleo ventromedial, já haviam mostrado que lesões nessa área podem tornar as pessoas mais suscetíveis a publicidades enganosas. Isso poderia indicar que um córtex pré-frontal saudável nos torna seres mais céticos em relação a tudo.


Os neurocientistas dessa nova pesquisa ressaltam que não devemos encarar a fé como o resultado de um dano cerebral, já que ela é construída em todo o cérebro e requer uma série de fatores neurológicos que não se limitam a uma só área. A publicação diz apenas que lesões nessa região deixam os indivíduos menos suscetíveis a acreditar em outras crenças que não sejam aquelas que eles possuem.


Outro detalhe é que o estudo foi feito apenas com ex-militares masculinos dos EUA que, além das lesões físicas, também carregam traumas psicológicos da guerra. Mesmo assim, as áreas do cérebro que foram analisadas e danificadas são aquelas que poderiam influenciar em suas crenças religiosas, mas é difícil dizer que todas as pessoas com traumas semelhantes compartilham do mesmo fundamentalismo religioso.

 

Estudo foi feito apenas com um grupo específico

de pessoas (Fotos: Reprodução / Internet)

 

MegaCurioso

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.