16 de Junho de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
28/08/2018

Mais de 270 imigrantes venezuelanos serão levados de Roraima a outros seis estados

Foto: Alan Chaves

189 pessoas serão levadas para Manaus, João Pessoa e São Paulo. Processo de interiorização continua na quinta, 30, com transferência de 89 imigrantes para outras três cidades

Mais de 270 imigrantes venezuelanos, que estão em Roraima, serão transferidos para outras seis cidades brasileiras nesta semana. Deste total, 189 serão levados para Manaus, João Pessoa e São Paulo nesta terça-feira, 28, segundo informou a Casa Civil e a ONU Brasil.


Está é a 6ª etapa do processo de interiorização. O voo parte às 8h da manhã (9h de Brasília) em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).

 

Dos solicitantes de refúgio ou residência, 63 serão levados para Manaus, 71 para João Pessoa e 55 para São Paulo. A interiorização continua na quinta-feira, 30, com a tranferência de 60 pessoas para Goioerê, no Paraná, 25 para o Rio de Janeiro e quatro para Brasília.


De acordo com a Casa Civil, o plano é realizar o processo com 400 imigrantes semanalmente durante o mês de setembro. Há uma semana a representante da Casa Civil, Viviane Esse, já havia informado que cerca de mil venezuelanos devem ser interiorizados até o começo do próximo mês.


De abril até julho, 820 venezuelanos foram levados para outros estados brasileiros. Com esta etapa, passa de mil o número de imigrantes tranferidos.

 

Novo grupo de imigrantes venezuelanos será transferido de

Roraima para outros estados (Foto: Globo TV)


Veja também

Moradores dizem que Pacaraima é receptiva com migrantes


Atendimentos de saúde


Na manhã de segunda, 27, profissionais de saúde que atuarão durante uma semana em ações médico-humanitárias estiveram em seis abrigos de Boa Vista. Na ocasião, atenderam imigrantes em processo de interiorização.


"Nossa equipe está fazendo uma triagem para saber se essas pessoas têm condições de viajar e essa é uma ação muito importante como prevenção dessas pessoas e da população brasileira", explicou o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Kleber Morais.


A interiorização é uma iniciativa do Governo Federal criada para ajudar venezuelanos em situação de vulnerabilidade social a encontrar melhores condições de vida em outros estados brasileiros. Por se tratar de um processo voluntário, o número de pessoas a serem transportadas pode sofrer alterações até o momento do embarque.


A ação conta com o apoio da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), da Agência da ONU para as Migrações (OIM), do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 


Família de venezuelanos teve documentos, roupas e o barraco onde

moravam destruídos por brasileiros (Foto: Inaê Brandão)


O anúncio da nova etapa de interiorização ocorre após o maior conflito envolvendo brasileiros e venezuelanos em Roraima. No município de Pacaraima, ao Norte do estado, local de passagem de milhares de imigrantes, a população se revoltou após o suposto envolvimento de quatro venezuelanos no assalto e agressão a um comerciante local.


No sábado, 18, centenas de moradores foram as ruas expulsar os estrangeiros que viviam em barracos improvisados nas ruas da cidade. Estima-se que 1,2 mil pessoas fugiram para a Venezuela.


Em meio ao caos na cidade, crianças foram abandonadas, ocasião em que um pastor e um grupo de pessoas recolheu os jovens das ruas e lhes ofereceu comida e abrigo. Mais de 60 pessoas ganharam refúgio na igreja comandada pelo brasileiro.

 

Profissionais de saúde que atuarão durante uma semana em ações médico-humanitárias

estiveram em seis abrigos de Boa Vista (Foto: Globo)


Após o confronto, uma comitiva de ministros visitou Pacaraima, onde foram anunciadas diversas medidas, entre elas, o novo processo de interiorização.

 

G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.