26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
14/10/2017

Manaus é sede do primeiro Simpósio Estadual de Tuberculose e HIV do Amazonas

Foto: Valdo Leão / Secom

O evento trata de dois problemas sérios de saúde pública enfrentados pelo país

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam), por meio da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), inicia na segunda-feira (16/10), o I Simpósio Estadual de TB e HIV do Amazonas.

 

O evento contará com a participação dos coordenadores municipais do Programa de Controle da Tuberculose e HIV e responsáveis pelo diagnóstico laboratorial dos 61 municípios do interior do Estado e de todas as instituições da capital que estão reunidos em Manaus, no auditório Belarmino Lins, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), avenida Mário Ypiranga Monteiro, 3950, Parque Dez. O evento encerra na terça-feira (17/10), com o tema “Amazonas integrado para o controle da TB e HIV”.

 

Veja também 

Em homenagem a ex-atleta Eliana Saraiva, veteranas do jiu-jitsu realizam conscientização ao ‘Outubro Rosa’, em Manaus

 

O evento trata de dois problemas sérios de saúde pública enfrentados pelo país, de acordo com o diretor-presidente da FVS, Bernardino Albuquerque, médico infectologista. “Os desafios são inúmeros e exigem metodologias de trabalho que integrem os diferentes serviços de saúde, desde o diagnóstico, tratamento e a cura do paciente”, salienta.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

Albuquerque destaca que a tuberculose é uma doença transmitida de pessoa a pessoa, com alta taxa de transmissão. “Em 2016 foram realizados 23.819 exames de baciloscopia de primeira e segunda amostra e 8.941 exames de cultura para diagnóstico de tuberculose no Amazonas. Nos últimos anos, temos registrado ?até 3 mil casos confirmados da doença por ano”, afirmou.

 

A manutenção da alta taxa de incidência da doença no Amazonas é multifatorial, dentre os quais se destaca o elevado índice de abandono do tratamento. “O tratamento para a tuberculose tem a duração mínima de seis meses, mas após os primeiros meses a pessoa já apresenta melhoras e para de tomar a medicação”, diz Albuquerque.

 

Sinais e Sintomas de Tuberculose 

 

Em caso de tosse persistente por mais de duas semanas, falta de apetite, perda de peso, febre baixa no final da tarde e sudorese noturna, a recomendação é procurar de imediato uma unidade de saúde, relatar os sintomas para que sejam realizados os exames necessários ao diagnóstico e ao tratamento.

 

Durante o primeiro dia do evento a programação abrange os seguintes temas: Cenário da Tuberculose e Aids e desafios atuais; Diagnóstico e Tratamento da Tuberculose; Diagnóstico e Tratamento da Infecção pelo HIV/ AIDS;e Experiências Positivas para o Controle da TB e HIV. Na terça-feira (17/10) serão discutidos Manejo da TB em Situações Especiais; Ações para o Controle da TB e HIV em Populações mais Vulneráveis; e Ações para controle da TB e HIV no Amazonas, além da homenagem a instituições, personalidades, profissionais e municípios que se destacam na luta contra a TB e HIV.

 

Entre os envolvidos para realização do evento constam as parcerias com: Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento e Defesa dos Direitos da Pessoa com DST/HIV/Aids e Tuberculose (FRENDHAT), Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Comitê Estadual de Controle da Tuberculose no Amazonas e Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa).

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.