27 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
21/05/2018

Moradores de Coari pedem afastamento do prefeito Adail Filho, acusado de improbidade administrativa pelo Ministério Público do Amazonas

Foto: Divulgação

Moradores de Coari, a 363 km de Manaus, foram às ruas da cidade, na semana passada, pedir à Justiça que atenda os pedidos de afastamento do prefeito Adail Filho, o "Adailzinho", feitos pelo Ministério Público do Amazonas (MP-AM).

 

Os manifestantes se concentraram em frente do fórum da cidade para reivindicar do juiz Fábio Alfaia o afastamento de Adailzinho.

 

O MP já pediu cinco vezes o afastamento do prefeito e todos foram negados pelo juiz.

 

O MP quer o imediato afastamento de Adailzinho do cargo, por 180 dias.

 

 

O último pedido ajuizado pelo promotor de Justiça Wesley Machado contra o prefeito foi em razão de ele não respeitar a ordem cronológica de pagamento dos fornecedores.

 

Todos os pedidos de afastamento diz respeito a improbidade administrativa. 

 

 

Esta nova ação foi baseada em requerimento de um empresário local (M. A. Maciel de Castro), que forneceu vários itens da merenda escolar e ficou mais de nove meses sem receber o pagamento, enquanto todos os demais fornecedores tiveram seus recebimentos em dia.

 

Fotos: Divuilgação

 

 

O promotor Weslei Machado constatou ainda privilégios concedidos pelo prefeito à empresa A. M. da S. Rodrigues & CIA Ltda. (Supermercado Rodrigues). Os sócios da empresa figuram como os maiores doadores da campanha do prefeito. 

 

 

De acordo com o representante do MP há existência de robustas provas, colhidas por meio de depoimentos e documentos constantes dos autos, de que esses pagamentos não foram efetuados nos prazos corretos, ‘por desejo, capricho, deleite do prefeito municipal’. “Atente-se que, tal conduta de escolher quem não deve ser pago, afronta diretamente o princípio da impessoalidade”, completa Wesley Machado.

 

 

Com nove meses sem receber o pagamento, a pequena empresa M. A. Maciel de Castro teve que suspender o fornecimento da merenda. Porém, estranhamente, os produtos continuaram sendo entregues na Central de Distribuição da Merenda Escolar, só que agora, e sem licitação, pelo Supermercado Rodrigues, cujo sócio Alexuel é amigo pessoal do prefeito Adail Filho.

 

 

“Com efeito, o Marco Antônio Maciel de Castro – ME, em razão da ausência de pagamentos, deixou de fornecer o leite, a salsicha, a seleta, o biscoito e o charque, mas essas mercadorias foram entregues, sem licitação e sem a emissão de nota fiscal específica para esses produtos, pelo Supermercado Rodrigues”, assinala o promotor de Justiça.

 

 

“Na referida Ação, novamente, o Ministério Público, pela quinta vez, está pedindo o afastamento do prefeito municipal para evitar a continuidade da utilização do cargo eletivo em benefício próprio e de terceiro, assim como em afronta à ordem jurídica”, reitera Weslei Machado.

 

 

No pedido o promotor de Justiça requer ainda bllqueio dos bens do prefeito, pagamento de multa e a perda dos direitos políticos por cinco anos.

 

(Com informações do site Amazonas Atual)

LEIA MAIS
COMENTÁRIOS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.