26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
27/02/2019

Orientações sobre a gripe H1N1 chegam às escolas municipais de Manaus

Foto: Divulgação

A ação foi direcionada pelo Comitê Estadual de enfrentamento a H1N1, causada pelo vírus Influenza A

A Prefeitura de Manaus irá intensificar as orientações sobre a prevenção da gripe H1N1 com a distribuição de cartilhas e material informativo nas 496 escolas de Manaus.

 

A ação foi direcionada pelo Comitê Estadual de enfrentamento a H1N1, causada pelo vírus Influenza A, executado pelo Governo do Amazonas e Prefeitura de Manaus.


As secretarias municipais de Educação (Semed) e de Saúde (Semsa) desenvolvem o Programa Saúde na Escola (PSE), implantado em 164 unidades entre creches, Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e escolas de Ensino Fundamental.


Veja também

Campanha de vacinação antirrábica imuniza mais de 234 mil cães e gatos em Manaus

 

Os agentes de saúde do Programa participarão de treinamentos com orientações sobre a prevenção e sintomas da doença. As demais unidades também realizarão atividades com alunos, professores, pais e responsáveis por meio de palestras e informativos.


Para a assessora da Gerência de Atividades Complementares e Programas Especiais (Gacpe) da Semed, Lourdes Souza, a forma mais segura de se prevenir contra a doença é por meio da imunização. Dessa forma, a Semed informa que os pais ou responsáveis devem apresentar até o dia 31 de maio tornou a Declaração de Avaliação de Cartão de Vacina atualizada nas unidades em que os filhos estão matriculados.


“Todas as escolas da Semed já estão preparadas para orientar os alunos quanto à prevenção da gripe H1N1. Já faz parte da rotina dos nossos professores trabalhar a higiene e agora isso será ainda mais intenso. Vale lembrar também que as nossas escolas estão solicitando a apresentação da declaração do cartão de vacina, que deve ser avaliado por um agente de saúde, essa é a forma mais segura de evitar qualquer tipo de doença”, comentou a assessora.


No Cmei Elza Damasceno, localizada no bairro Santo Antônio, zona Oeste de Manaus, a agente de saúde Maria De Lourdes Magalhaes já começou a orientação sobre os hábitos de higiene que evitam a contaminação da doença.

 

“Todos os dias nós fazemos rodas de conversa com os alunos sobre temas variados e agora vamos focar na higiene que devemos ter para prevenir a gripe da H1N1. Vamos orientar a lavar sempre as mãos antes de comer e quando sair do banheiro, a não usar o copo do colega e, principalmente, se estiver gripado ficar em casa para que o vírus não circule dentro de sala de aula”, orientou Lourdes.


Sintomas


Os principais sintomas da doença são febre alta, dores musculares, dores de garganta e de cabeça, prostração e tosse seca. Assim que detectados os sintomas é recomendado buscar a rede de urgência e emergência da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) e também as unidades da Semsa, que estão abastecidas com a medicação para o tratamento das síndromes gripais aguda.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.


Prevenção


Algumas ações devem se tornar hábitos para evitar a contaminação do vírus Influenza A H1N1, como: lavar sempre as mãos com água e sabão, principalmente após tossir e espirrar, ter sempre em mãos álcool 70%, utilizar lenços descartáveis, cobrir boca e nariz sempre que espirrar ou tossir, não tocar na região dos olhos, nariz e boca sem que a mão esteja limpa, não compartilhar objetos de uso pessoal, evitar contato com pessoa doente e ainda evitar aglomerações em épocas em que o número de casos da doença for alto.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.