26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
06/01/2019

Papa faz apelo por 49 migrantes bloqueados no mar

Foto: Reprodução

Francisco pediu que a UE acolha pessoas resgatadas por ONGs

O papa Francisco fez neste domingo (6) um apelo para a União Europeia acolher os 49 migrantes a bordo dos navios das ONGs Sea Watch e Sea Eye, que estão há vários dias bloqueados no Mar Mediterrâneo.

 

As duas embarcações receberam autorização para entrar em águas territoriais de Malta, com objetivo de se proteger de condições meteorológicas difíceis e obter assistência médica e alimentar, mas nenhum país da UE permitiu o desembarque até o momento.


"Há vários dias, 49 pessoas resgatadas no Mar Mediterrâneo estão a bordo de dois navios de ONGs em busca de um porto seguro onde desembarcar. Dirijo um sincero apelo aos líderes europeus, para que demonstrem concreta solidariedade a essas pessoas", disse o Papa no Angelus.

 

Veja também
 
Na primeira audiência do ano, Papa diz que é melhor ser ateu do que cristão hipócrita
 

Nos últimos meses, a Igreja Católica já acolheu dezenas de deslocados internacionais que chegaram à Itália em meio à deriva antimigrantes promovida pelo ministro do Interior e vice-premier Matteo Salvini.

 

O destino das pessoas a bordo dos dois navios é tema de discussão na UE, mas ainda não há acordo para acolhê-las.

 

Na última sexta-feira (4), o ministro do Trabalho e também vice-premier Luigi Di Maio disse que a Itália acolheria as mulheres e crianças das duas embarcações - cerca de 10 pessoas no total -, mas foi logo desautorizado por Salvini, o responsável pelas políticas migratórias do país.

 

Pelas normas internacionais, pessoas resgatadas no mar devem ser levadas para o porto seguro mais próximo, tarefa que recairia sobre Itália ou Malta, já que as ONGs julgam que a Líbia, onde foram feitas as operações de socorro, não oferece condições mínimas de segurança.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter. 
 

O navio da Sea Watch carrega 32 migrantes salvos no último dia 22 de dezembro, enquanto a embarcação da Sea Eye resgatou 17 pessoas em 29 do mesmo mês. As duas ONGs são registradas na Alemanha. 

 

Terra

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.