26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
07/07/2018

Paratireoides: o que são glândulas 'primas' da tireoide e como afetam o nosso corpo?

Foto: Reprodução

Cada uma delas tem um tamanho de um grão de arroz

 Paratireoides: o que são?

As glândulas paratireoides estão localizadas na região do pescoço, atrás da tireoide. Geralmente, cada pessoa tem dois pares de paratireoides, embora algumas possam dispor de 6 ou até mesmo 8 glândulas. Cada uma delas tem o tamanho de um grão de arroz.


Essas pequenas glândulas endócrinas têm papel fundamental no bom funcionamento do organismo, já que funcionam como um termômetro para manter sob controle os níveis de cálcio no sangue. O equilíbrio deste elemento é crucial para a saúde, mantendo o desempenho adequado do coração, sistema nervoso, rins e ossos.

 

As glândulas paratireoides produzem um hormônio chamado PTH (paratormônio), que mantém o equilíbrio do cálcio no corpo, seja estimulando a capacidade de absorção do cálcio pelos alimentos ou controlando o que seria eliminado pela urina.

 

Foto: Reprodução

 

Quando os índices de cálcio no sangue são muito baixos por conta da alimentação pobre deste  mineral, o que pode ocasionar a quebra de um osso, o PTH é liberado para normalizar os níveis. Em situações de excesso de cálcio, as paratireoides deixam de disponibilizar o hormônio para a normalização do problema.


Doenças ligadas às paratireoides

Quando as paratireoides deixam de funcionar ou produzem pouco PTH, ocorre uma doença chamada hipoparatireoidismo, onde há queda de cálcio no organismo, o que leva a sérios problemas de saúde. Dependendo do caso, a disfunção pode ser curada com cirurgia ou a ingestão de suplementos de cálcio e vitamina D.

Existe, ainda, o hiperparatireiodismo, quando as paratireoides incham e passam a fabricar PTH em excesso, provocando níveis elevados de cálcio no sangue. Entre os sintomas estão cálculos nos rins, aumento da vontade de urinar, dor nos ossos e articulações. O tratamento também inclui procedimento cirúrgico e medicamentos.

Vix.com 

Veja também 

Ana Furtado fala sobre o câncer que enfrenta: ‘A primeira coisa que você pensa é a morte’

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.