26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
25/04/2017

Pessoas com deficiência serão incluídas em cotas de universidades federais

Foto: Arquivo/Agência Brasil

Medida prevê reserva de parte das vagas destinadas às cotas de escolas públicas para estudantes com deficiência

Universidades e institutos federais de ensino técnico de nível médio deverão reservar parte das vagas às cotas de escolas públicas para estudantes com deficiência. A medida foi publicada no Diário Oficial da União de ontem, segunda-feira (24).

 

A norma altera o Decreto 7.824/2012, que regulamenta o ingresso por cotas nas instituições federais, inclusive para estudantes pretos, pardos e indígenas.

 

Veja também 

 

Prefeito se reúne com Sinetram e faz balanço de melhorias no sistema de transporte

 

A reserva deverá ser na mesma proporção da presença total de pessoas com deficiência na unidade federativa na qual está a instituição de ensino, segundo o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter. 

 

As instituições de ensino terão 90 dias para se adaptar. Nesse prazo, o Ministério da Educação deverá editar os atos complementares necessários para a aplicação dos novos critérios.

 

Reservas

 

Atualmente, as instituições federais já devem reservar pelo menos 50% das vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

 

Dentro dessa reserva, pelo menos metade deve ser preenchida por estudantes com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio por pessoa, o equivalente a R$ 1.405,50. Essas regras estão mantidas.

 

Portal Brasil / Agência Brasil 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.