12 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
27/04/2024

Polo Industrial de Manaus vai produzir 1,5 mil módulos de baterias para ônibus elétricos

Foto: Bruno Leão/ Sedecti

O investimento concentra-se em R$ 154,1 milhões e aproveitará os postos de trabalho já existentes na fábrica da BYD, em Manaus

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) anunciou, durante a 307ª Reunião Ordinária do Conselho de Desenvolvimento do Amazonas (Codam), realizada na quinta-feira (25/04), que o Polo Industrial de Manaus (PIM) vai produzir 1,5 mil módulos de baterias de fosfato de lítio para uso em ônibus elétricos.

 

O projeto aprovado é liderado pela subsidiária brasileira BYD. O investimento de origem asiática para a Zona Franca de Manaus é resultado da articulação do governador Wilson Lima durante sua agenda na China em janeiro deste ano.

 

De acordo com o titular da Sedecti, Serafim Corrêa, os ônibus elétricos circularão nas cidades brasileiras durante todos os meses, com custo menor, visando mudar completamente o perfil da frota de 107 mil ônibus em, no máximo, 70 meses, contribuindo para a transição energética. O investimento concentra-se em R$ 154,1 milhões e aproveitará 61 postos de trabalho já existentes na própria fábrica da BYD.

 

Veja também

 

Prefeitura entrega novas viaturas para reforço da frota da Guarda Municipal de Manaus

 

Prefeitura apresenta melhorias do transporte público de Manaus durante 1° Encontro Nacional de Políticas Públicas

 

 

“Desde quando o projeto foi apresentado aos governos federal e estadual, houve sensibilidade tanto do governador Wilson Lima quanto do presidente Lula sobre a sua relevância social.

 

 

A nível federal, registro o empenho do vice-presidente Geraldo Alckmin. Já a nível estadual, após uma reunião com a BYD, o governador Wilson Lima determinou à Sedecti, que déssemos todo o apoio para que esse projeto se implantasse aqui em Manaus”, pontuou.

 

 

O coordenador de compras e planejamento da BYD, Kleber Costa, destacou que com a aprovação do projeto, a BYD pode usufruir de benefícios, como o impulsionamento da produção nacional de baterias para veículos pesados e o fortalecimento da cadeia de produção local.

 

Secretário Serafim Corrêa

 

“Também destaco a geração de novos empregos qualificados, a diversificação da economia da Zona Franca de Manaus, a promoção da tecnologia industrial 4.0 no Brasil, e a redução da emissão de gases poluentes associada ao combate às mudanças climáticas”, ressaltou.

 

Fotos:Bruno Leão/ Sedecti

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram  

 

Ele destacou ainda que a fábrica de Manaus é considerada a primeira do Brasil com tecnologia industrial 4.0 para produção de baterias, com capacidade para produzir até 54 mil módulos por ano e uma capacidade de produção atual de 3 GWh de baterias por ano.
 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.