06 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
02/10/2017

Por que, ao sentir certos cheiros, voltamos imediatamente ao passado? Psicólogo responde!

Foto: Reprodução

Existe explicação para isso

Você provavelmente já sentiu como se estivesse sendo transportado de volta para o passado e se perguntou como que era possível reviver uma memória tão claramente só por causa de um cheiro.

 

Existe explicação para isso. Veja!

 

Memória olfativa: o que é?


A memória olfativa nada mais é do que as lembranças que temos quando sentimos o cheiro de algo que fez parte de nossa vida.

 

Pode ser o cheiro de comida caseira, de uma flor, um perfume ou qualquer outra coisa que você gravou, na maioria das vezes, até sem perceber.

 

Veja também

Simplicidade e elegância, vestido de Marcela Temer dá o que falar nas redes sociais. CONFIRA FOTOS!

 

 

De acordo com o psicólogo Arilton Martins Fonseca, mestre em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), os nossos órgãos de sentido, como o olfato, são os responsáveis por “absorver” o mundo e é por isso que os cheiros mexem muito com a nossa memória.

 

“O olfato tem conexão direta com o Sistema Nervoso Central. Quando sinto um cheiro, posso associá-lo a um acontecimento, podendo ser ele bom, ruim, prazeroso, etc”, explica o psicólogo.

 

Ou seja, apesar de cheiros nos remeterem a coisas boas com frequência, eles também podem nos lembrar fatos tristes ou desagradáveis.

 

Por que "voltamos" para o passado

 


“Construímos nossa memória ao longo das experiências que temos na vida e aprendemos muito através das sensações e do olfato. Quando sentimos o cheiro de algo que nos marcou, surge uma enxurrada de percepções e lembranças em milésimos de segundos”, comenta Fonseca.

 

De acordo com o profissional, nossa memória é tão poderosa que, ao sentir um cheiro que nos remete à infância, por exemplo, a sensação é mesmo a de voltar no tempo e lembrar com detalhes do ambiente, das características da pessoa que estavam conosco e do afeto.

 

Mesmo cheiro causa respostas diferentes

 

Fotos: Reprodução

 

O psicólogo ainda explica que muitas pessoas acreditam que o olfato é o sentido mais ligado às memórias e emoções, mas que esta crença acontece porque o cheiro nos “invade”, e o sistema nervoso rapidamente responde a esta invasão com lembranças relacionadas às experiências vividas.

 

“Pode acontecer de duas pessoas terem tido a mesma experiência, mas cada uma relatá-la de uma forma, porque algumas são mais visuais, outras mais auditivas, outras mais táteis, e assim por diante. Então, o cheiro é capaz de despertar diferentes associações que foram feitas há anos”, afirma Fonseca.

 

Vix.com

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.