26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
17/06/2018

Por que um prato colorido e variado faz muito bem para a sua saúde?

Foto: Reprodução

Uma das principais regras de uma alimentação saudável é: quanto mais colorida, melhor! Um prato colorido representa uma alimentação variada, equilibrada,

Uma das primeiras orientações sobre alimentação saudável diz respeito as cores dos alimentos, pois é importante que seja colorida e variada.

 

Mas, você sabe o motivo?


Os fitoquímicos são os compostos antioxidantes e bioativos encontrados em diferentes partes das plantas, tais como sementes, cereais, vegetais, frutos, folhas, raízes, especiarias e ervas. São eles os responsáveis pela coloração dos alimentos in natura.

 

Veja também

 

Modelo Kalinka Rocha estrela novo ensaio sensual de tirar o fôlego. VEJA FOTOS E VÍDEO DA GATA

 

Estes compostos se relacionam com a redução do risco de ocorrência de doenças crônicas e envelhecimento, uma vez que são capazes de minimizar a ação dos radicais livres.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.


Conheça alguns grupos destes compostos

 


• Alimentos de cor vermelha: Contém uma substância chamada licopeno, que possui potente ação antioxidante, anti-inflamatória e um efeito na prevenção de câncer. Também auxilia na redução do risco de hipertensão arterial e doenças cardiovasculares. É encontrado no tomate, purê de tomate, goiaba vermelha, melancia e frutas vermelhas no geral.


• Alimentos de coloração laranja: São fontes de carotenoides, dentre os quais o betacaroteno e o alfacaroteno, que possuem ação pró-vitamina A, ou seja, são convertidos em vitamina A após sua absorção no intestino. O betacaroteno é o carotenoide mais abundante nos alimentos, sendo considerado bastante importante para os humanos. Além disso, tem uma importante ação antioxidante, efeitos benéficos na saúde dos olhos e da visão, no fortalecimento do sistema imunológico, na prevenção de câncer e doenças cardiovasculares. São fontes mamão, cenoura, abóbora e melão cantalupo.

 


• Alimentos de coloração roxa: Contém antocianinas e resveratrol, as quais podem atuar sobre o controle da glicemia, melhora da resistência à insulina, efeitos antioxidantes, neuro-protetor, anti-inflamatório, anti-envelhecimento, vasodilatador e ação no controle de peso. São consideradas fontes de antocianinas: uvas de casca escura, ameixa, amora, açaí, repolho roxo, berinjela.


• Alimentos de coloração verde escura: Tais como brócolis, couve-manteiga, espinafre, couve de bruxelas, agrião e rúcula. Contêm substâncias denominadas de glicosinolatos. Estes compostos são capazes de auxiliar no processo de detoxificação e na prevenção de câncer.


Considerações

 


O ideal é que nossa alimentação contenha fitoquímicos em todas as refeições. Para se beneficiar destes compostos, inclua em todas as suas refeições pelo menos um alimento do grupo das frutas, vegetais e legumes. Garanta um prato colorido, pois uma alimentação colorida e equilibrada é o segredo da alimentação saudável –que promove diversos benefícios na qualidade de vida.

 

Fotos: Reprodução


Na literatura acadêmica são documentados mais de quatro mil compostos fitoquímicos. No entanto, a ação e os efeitos de uma grande parte deles ainda é desconhecida.

 

Uol / Viva Bem 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.