26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
16/03/2018

Prefeitura intensifica vacina contra o Sarampo e implanta sala para monitoramento de casos suspeitos, em Manaus

Foto: Divulgação

Devido ao surto da doença no Estado de Bolívar, na Venezuela, e a intensa migração de nativos do país para o Amazonas, a varredura faz parte das ações que a Prefeitura de Manaus vem desenvolvendo para evitar a possibilidade de um surto

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) iniciou, ontem, quinta-feira, 15/3, a intensificação da vacina contra o sarampo na Zona Norte.

 

O objetivo é realizar uma varredura para prevenção da doença que acontecerá até o dia 28/3, nos bairros onde foram detectados os primeiros sete casos suspeitos da doença: Santa Etelvina, Monte das Oliveiras e Lago Azul. Além disso, o órgão também implantou uma Sala de Situação para monitorar casos suspeitos.


Devido ao surto da doença no Estado de Bolívar, na Venezuela, e a intensa migração de nativos do país para o Amazonas, a varredura faz parte das ações que a Prefeitura de Manaus vem desenvolvendo para evitar a possibilidade de um surto, considerando alertas emitidos pela Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (MS), em conjunto com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).


Veja também

Casa das Artes recebe debate sobre representatividade e a representação de pessoas trans e travestis


Segundo o secretário da Semsa, Marcelo Magaldi, devido aos 18 casos suspeitos da doença na capital, a Prefeitura realizou o bloqueio vacinal em cada caso. “Vamos trabalhar investigando contatos que o paciente manteve, em família, em casa ou no trabalho, verificando o cartão de vacina e, se necessário, a imunização das pessoas que mantiveram contato com este paciente”, destacou.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

Nos bairros onde foram detectados os primeiros sete

casos suspeitos da doença: Santa Etelvina, Monte das Oliveiras e Lago Azul


O planejamento da varredura mapeou os bairros onde ocorreram os casos suspeitos, agindo em um raio de nove quarteirões ao redor do local de residência ou trabalho do paciente, aonde os profissionais irão de casa em casa verificando a situação vacinal das pessoas, imunizando de houver necessidade.


A diretora do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (DEVAE) da Semsa, Marinélia Martins, afirma que a expectativa é realizar avaliação de 7.540 cartões de vacina durante a ação.

 

O planejamento da varredura mapeou os bairros onde ocorreram os casos

suspeitos, agindo em um raio de nove quarteirões ao redor do local  (Fotos: Divulgação)

 

“A estratégia montada contará com duas equipes de 10 profissionais realizando a varredura nos bairros, procurando alcançar o máximo de pessoas, prevenindo o surgimento de novas suspeitas”, afirmou.


A vacina possui duas doses, sendo destinada às crianças a partir de um ano e adultos até 49 anos. Além da varredura, a prevenção está disponível nas Unidades Básicas de Saúde da capital que possuam sala de vacinação, basta comparecer com o cartão de vacinação.


Sala de Situação


Considerando o cenário epidemiológico de casos suspeitos de doenças exantemáticas em Manaus, em especial o sarampo, a Semsa está ativando uma Sala de Situação para o acompanhamento e monitoramento em tempo real de todos os casos notificados.


O objetivo é disponibilizar informações para subsidiar a tomada de decisão dos gestores na elaboração das medidas de controle de doenças, como é o caso do bloqueio e a intensificação vacinal, além da investigação epidemiológica necessária para a avaliação de cada caso suspeito de sarampo.


A subsecretária municipal de Gestão da Saúde em exercício, Adriana Lopes Elias, explicou que a Sala de Situação é um instrumento que vai reunir as informações sobre o cenário geral da situação de casos suspeitos de sarampo, permitindo uma intervenção em tempo oportuno para se controlar a transmissão.


“A composição da Sala de Situação envolve a participação de representantes de diferentes instituições, que, de uma forma ou de outra, estão envolvidas no processo de controle e acompanhamento dos casos suspeitos, reunindo profissionais que atuam em setores como a Vigilância Epidemiológica e Ambiental do município, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas e o Hospital de Medicina Tropical”, informou Adriana.


A equipe da Sala da Situação, explicou a subsecretária, vai realizar o acompanhamento diário e semanal do cenário epidemiológico em Manaus para a definição de diretrizes e da tomada de decisões. “Também será elaborado um informe epidemiológico com informações atualizadas a cada semana e que será repassado para a sociedade e os profissionais de saúde”, destacou a subsecretária.


Na manhã de quinta-feira, 15/03, a Semsa, por meio do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (Devae), reuniu com representantes do Ministério da Saúde para apresentar as ações que já estão sendo desenvolvidas em Manaus para o controle do sarampo, como é o caso da própria Varredura Vacinal.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.