27 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
27/05/2015

Presidente do Sinpol defende nova lei de promoções para policiais civis

Foto: Marcos Pinheiro / PORTAL DO ZACARIAS

Moacir Maia, presidente do Sinpol-AM

Nesta entrevista ao PORTAL DO ZACARIAS, o presidente do Sindicato dos Funcionários da Polícia Civil do Estado do Amazonas (Sinpol), Moacir Maia, faz desabafos e defende uma nova lei de promoções, o direito à data-base, o reconhecimento da carreira de investigador e escrivão como carreira de nível superior e concurso público para valorizar a categoria.


Por J Taketomi, editor de Política do PORTAL DO ZACARIAS

 

PORTAL DO ZACARIAS – No último dia 15 vocês iriam realizar a “Operação Blecaute”, que consistia na paralisação das atividades de todas as delegacias durante duas horas. Um dia antes, o secretário estadual de Segurança Pública, Sérgio Fontes, convocou o Sinpol para uma reunião na qual vocês desistiram da “Operação Blecaute”. Houve, na quarta-feira (20), outra reunião do secretário com vocês. O que vai acontecer agora?


Moacir Maia – Como é lema do nosso Sindicato, a gente aposta sempre no diálogo, e o governo deu mais uma oportunidade de abrir o diálogo com a categoria. Nós fizemos algumas reivindicações ao secretário de Segurança Sérgio Fontes, tais como a retirada dos presos das cidades do interior, onde o trabalho da Polícia Civil está inviabilizado, inclusive pelo baixo contingente que tem no interior. E tem o agravante que são os presos que os policiais civis são obrigados a cuidar, e isso é desvio de função. O secretário garantiu que o governo iria retirar esses presos. Ele nos perguntou se tínhamos uma solução sobre o local onde colocar os presos, pelo menos paliativa até que sejam construídos novos presídios, e nós dissemos a ele que o Estado poderia alugar imóveis nas cidades interioranas para abrigarem os presos. O Estado pode alugar os imóveis que funcionariam como presídios improvisados e as guardas municipais poderiam tomar conta deles. O secretário gostou da ideia e o Estado vai alugar casas no interior para concretizar a nossa ideia criando esses mini presídios.


Portal – O que vocês pretendiam com a “Operação Blecaute”?


Moacir – A gente queria chamar a atenção da sociedade para a situação da Polícia Civil, que ainda tem problemas. Um deles é a falta de contingente. O governo também não sinalizou com o nosso direito sobre a nossa data base. Então, a gente queria mostrar ao governo e à sociedade a verdadeira situação da Polícia Civil. Outro problema é a lei de promoções, que é uma lei de 1993, uma lei arcaica e deixa a nossa categoria muito insatisfeita, pois muitas pessoas que deveriam ser promovidas acabam não sendo, enquanto outras, que não deveriam, terminam obtendo suas promoções. Essa lei desmotiva o policial, fazendo sofrer a sociedade que é a destinatária dos serviços realizados pela Polícia Civil. Nós lutamos também pelo reconhecimento da carreira de investigador e escrivão como carreira de nível superior.


Portal – Sobre a questão da data base e das promoções, o que foi realmente amarrado?


Moacir – Nós acertamos com o secretário Sérgio Fontes a formação de uma comissão para elaborar uma nova lei de promoções, mais justa e mais adequada à realidade dos policiais civis, uma lei objetiva, diferente da que existe hoje que abre margem à arbitrariedade. Vamos também buscar soluções para a construção de habitações para os servidores da Polícia Civil. Sabemos que há um déficit habitacional muito grande na nossa categoria.

 

“A lei de promoções é uma lei arcaica. Acertamos com o secretário Sérgio

Fontes a formação de uma comissão para elaborar uma nova lei de

promoções, uma lei objetiva, diferente da que existe hoje que abre

margem à arbitrariedade. Vamos também buscar soluções para a

construção de habitações para os servidores da Polícia Civil”  


Portal – O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) esteve em Manaus e condenou o sistema carcerário do Estado, recomendando a construção de novos presídios. O jornal O Globo noticiou há cerca de um mês que o Governo Federal brecou os recursos para esses empreendimentos. Você acha que há condições de forçar a barra para o governo Dilma liberar esses recursos antes que os convênios caduquem?


Moacir – Isso mostra a falta de compromisso do governo Dilma com os problemas da segurança pública no País. A policia prende e não tem onde colocar os presos. Falta compromisso do governo nesse sentido. O resultado é a impunidade e mais problemas sociais castigando as famílias. O governo Dilma incentiva a impunidade e não tem qualquer compromisso com a segurança pública.


Portal – E aí o crime organizado se estrutura mais e fica mais ostensivo, não é?


Moacir – Infelizmente, é isso o que ocorre. Aproveito para dizer que, sobre a construção de novos presídios, o ideal é você construir mini presídios em todos os municípios. Quanto mais você dividir, melhor, o governo erra com a ideia de presídios polos, pois, quando você tem uma grande concentração de presos, isso abre margens ao crime organizado que se fortalece. Se você construir dez presídios e dividir em vinte pessoas cada um deles, você poderá controlar melhor a situação. É mais fácil você ter o controle de vinte presos do que ter o controle de duzentos.


Portal – Hoje há uma relação promíscua entre os agentes penitenciários e os presos que, em número maior, fazem o que bem entendem nos presídios.


Moacir – Isso é verdade. O sistema penitenciário brasileiro vive uma situação de calamidade. Hoje existem 600 mil presos no País, é a maior população carcerária do mundo, e as vagas são em torno de 350 mil vagas, ou seja, há um excedente de 250 mil presos. O governo não tem compromisso para melhorar o sistema, que é um sistema completamente falido. A teoria da pena é o preso cumprir pena mal pelo que ele causou à sociedade e a ressocialização do preso. Como não há ressocialização, a teoria da pena não está sendo cumprida. Hoje o preso vai para o presídio e não se ressocializa, ele sai de lá com doutorado em crime. O sistema, em vez de concertar e recuperar, faz é complicar tudo. O presídio é hoje uma Universidade do Crime, o cara entra lá como alguém primário e sai de lá com o doutorado em crime.

 

“O ideal é você construir minipresídios em todos os municípios. O governo erra

com a ideia de presídios polos, pois quando você tem uma grande concentração

de presos, isso abre margens ao crime organizado que se fortalece”

(Fotos:  Marcos Pinheiro / PORTAL DO ZACARIAS)


Portal – Você não acha que Manaus está seguindo a mesma rota que Maceió seguiu até se tornar a cidade mais violenta do Brasil ? Lá, a situação se radicalizou quando a polícia começou a fazer greve.


Moacir – Aqui tudo vai se resolver com o cumprimento da data base e da elaboração de uma nova lei de promoções. Aí a insatisfação entre os policiais acaba, os policiais voltarão a se motivar.


Portal – Voltando á questão dos convênios para construção de novos presídios, não seria oportuno marcar uma audiência com a bancada federal do Estado no Congresso a fim de pressionar o governo Dilma quanto a liberação dos recursos para os novos presídios no Amazonas?


Moacir – Com certeza. Vamos cobrar da nossa bancada federal e vamos cobrar do coordenador da nossa bancada, o senador Omar Aziz, que foi governador e secretário de Segurança. Vamos fazer com que a bancada se mexa e cobre o governo, porque a situação é caótica, é uma situação de calamidade. Há delegacias sem condições de funcionar como delegacias e imaginem elas funcionarem como delegacias e presídios. Há falta de contingente no interior e, além disso, os policiais civis ainda têm que cuidar de presos que não são de sua competência.


Portal – Como anda a questão do novo concurso para a Polícia Civil?


Moacir – Nós encaminhamos isso ao governo. Nós precisamos do concurso para sanarmos o déficit que existe dentro da Polícia Civil. Hoje em Manaus há delegacia funcionando com apenas um policial. Não tem como continuar essa situação. Nós sugerimos ao governo o fechamento, durante o período noturno, daquelas delegacias que não são centrais de flagrantes. Você fecha as delegacias das 18hs às 8hs da manhã e você coloca lá um agente de portaria, um vigilante, para tomar conta do prédio, de modo que você possa retirar as pessoas que trabalham nessas delegacias e usá-las para fortalecer as centrais de flagrantes. Nessas centrais há colegas sendo sacrificados, lutando com uma demanda reprimida, uma demanda muito grande, os colegas trabalham com uma carga absurda.

LEIA MAIS
COMENTÁRIOS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.