26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
18/02/2018

Presos fazem rebelião em cadeia de Japeri, na Baixada Fluminense

Foto: Reprodução

Imagens feitas de helicóptero da PM mostram movimentação na unidade

Presos da Penitenciária Milton Dias Moreira, em Japeri, na Baixada Fluminense, iniciaram uma rebelião na unidade no início da noite deste domingo. Agentes penitenciários, um deles chefe de segurança da cadeia, e detentos são feitos reféns. A Polícia Militar foi acionada para ajudar a conter a rebelião.

 

Inicialmente, oito inspetores e nove presos, que trabalham na faxina da unidade, estavam em poder dos detentos. Dois agentes já foram liberados após negociações com o Grupamento de Intervenção Tática (GIT) da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap). Alguns presos que participam da rebelião estão armados.


Em nota, a secretaria de Administração Penitenciária (Seap) informou que houve uma tentativa de fuga no presídio, na tarde deste domingo, e logo depois, os presos deram início à rebelião. O Secretário de Estado de Administração Penitenciária, David Anthony Gonçalves Alves, ativou o centro de crise no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). “A Seap informa ainda que o Grupamento de Intervenção Tática (GIT) , o Subsecretário de Gestão Operacional e a Coordenação de área já estão no local, com o apoio do Batalhão de Choque e diversas unidades da Polícia Militar”, diz o comunicado da assessoria de imprensa da pasta.

 

A rebelião ocorre dois dias após o presidente Michel Temer decretar intervenção federal na Segurança Pública do Rio. Desde o ato presidencial, na sexta-feira, as 54 unidades prisionais do estado do Rio estão em alerta. Mais cedo, antes da rebelião, a Seap informou que a medida foi tomada para evitar possíveis tentativas de fuga. Segundo a pasta, "a intervenção abrange todos os setores da segurança pública e, dessa forma, coube ao secretário antecipar algumas medidas de controle, na intenção de evitar qualquer reação da população carcerária".

 

Agentes feitos reféns foram fotografados pelos presos Agentes feitos

reféns foram fotografados pelos presos (Foto: Reprodução)


"Uma série de medidas operacionais foram adotadas, com o objetivo de impedir as instabilidadea no sistema carcerário", finalizou o Secretário de Administração Penitenciária do Rio, David Anthony.

 

Atualmente, a Penitenciária Milton Dias Moreira possui 2051 presos, segundo dados do Conselho Nacional de Justiça. A unidade tem capacidade para 884 detentos e abriga internos neutros, ou seja, sem facção. 

 

Extra Online

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.